Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

Os alunos do Mestrado Integrado de Arquitetura da Universidade de Évora Joana Robalo, João Umbelino, Ana Ázar, António Lopes e Miguel Pedro, patrocinados pelo Professor João Soares, ganharam o prémio para a Europa Ocidental com a proposta “Reaching The Light”.

Publicado em 10.07.2018

No âmbito de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e o Instituto de Formação Turística de Macau, está a decorrer até dia 13 de julho na Universidade de Évora, o curso Summer School 2018 - Tourism, Portuguese Language and Culture.

Publicado em 06.07.2018

A União Europeia renovou por um período de 4 edições o mestrado ERASMUS MUNDUS ARCHMAT (Arqueologia e Ambiente) liderado pela Universidade de Évora. Nicola Schiavon, diretor do programa de mestrado, considerou esta renovação “um grande êxito” para a Universidade de Évora no âmbito da internacionalização, e o reconhecimento concedido pela União Europeia a um programa de estudos de “excelência internacional”.

Publicado em 05.07.2018

Bernardo Marques, estudante de Biologia Humana da Universidade de Évora, é o único estudante universitário português e um dos três europeus selecionado a participar no 13th Summer School on Global Health, organizada pela University of Groningen, (Países Baixos) em colaboração com a University Medical Center Groningen do mesmo país, dedicada à área da saúde a partir de uma perspetiva multidisciplinar.

Publicado em 02.07.2018

David Dançante, aluno do Curso de Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais, do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora foi selecionado, entre estudantes de belas-artes de todo o país, para o concurso Prémio Arte Jovem Millennium BCP.

 

Publicado em 02.07.2018

A Conferência “Desafios da Água na Sociedade Portuguesa” decorre hoje, dia 28 de junho, no Auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ), com a presença de, entre outros, António Correia de Campos, Presidente do Conselho Económico e Social e de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente.

Publicado em 28.06.2018

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) divulgou esta terça-feira, dia 26 de junho, os resultados do Inquérito às Instituições de Ensino Superior e respetivas Unidades Orgânicas sobre necessidades educativas especiais – 2017/18.

Publicado em 27.06.2018

A Universidade de Évora (UÉ) e a Universidad de Extremadura (UEx) pretendem fortalecer a relação institucional que tem vindo a preconizar nestes últimos anos. Como sinal dessa cooperação, decorreu na UÉ, no passado dia 26 de junho, uma reunião entre as duas equipas reitorais com o objetivo de planificar ações futuras.

Publicado em 27.06.2018

O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, elogiou ontem, em Évora, a intervenção "inovadora" de conservação e investigação desenvolvida no Templo Romano pelo Laboratório Hércules da Universidade de Évora.

Publicado em 27.06.2018
Bolseiro do Instituto Ricardo Jorge distinguido em workshop internacional de micotoxicologia

Ricardo Assunção, bolseiro de pós-doutoramento no Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi distinguido com o prémio “Brigitte Gedek – Science Award” atribuído pela “Society for Mycotoxin Research”, no âmbito do 40º Workshop de Micotoxinas, que decorreu, dia 12 de junho, em Munique (Alemanha). Atribuído de forma bianual desde o ano 2000, este prémio distingue contribuições científicas na área da micotoxicologia que se diferenciem pela qualidade excecional.

 

Para a atribuição deste prémio foram tidos em conta os contributos alcançados por Ricardo Assunção na sua tese de doutoramento “Children exposure to multiple mycotoxins through food consumption: a holistic approach for risk assessment”, realizada no DAN, em colaboração com a Universidade de Évora e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM, Universidade de Aveiro). Este trabalho teve como principais objetivos caracterizar a exposição das crianças portuguesas (idade inferior a 3 anos) a múltiplas micotoxinas através da alimentação e determinar a bioacessibilidade das micotoxinas nos alimentos habitualmente consumidos pelas crianças.

Os resultados desta investigação reforçam a importância da implementação de uma abordagem holística para a avaliação de risco de mistura de micotoxinas, em especial quando envolvidas populações vulneráveis como as crianças. As potenciais consequências da exposição intestinal a micotoxinas deverão ser ponderadas principalmente no que respeita às implicações no desenvolvimento de doenças intestinais.

O prémio “Brigitte Gedek – Science Award” conta com o apoio da Professora Doutora Brigitte Gedek, professora aposentada de Bacteriologia e Micologia da Ludwig-Maximilians University of Munich, que esteve presente na cerimónia de entrega deste prémio. Este ano, para além do prémio atribuído a Ricardo Assunção, foi também distinguido o grupo de investigação do Professor Doutor Ludwig Niessen da Technische Universität München(Alemanha).

 

Publicado em 25.06.2018