22 Fevereiro 2017
Página inicial / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

O II Joint Meeting Évora-Extremadura on Mathematics decorreu a 31 de janeiro na Universidade de Évora (UÉ), numa organização conjunta dos Departamentos de Matemática da UÉ e da Universidade de Extremadura.

Publicado em 21.02.2017

A Universidade de Évora acolheu durante os dias 2 e 3 de fevereiro um Encontro Internacional dedicado à História e às Humanidades, num “Diálogo Transfronteiriço” entre a Universidade de Évora e a Universidade da Extremadura que, na opinião de Enrique Moradiellos, diretor do Departamento de História da Universidade da Extremadura, apresenta-se como “imperativo na Europa atual e no âmbito universitário superior europeu”.

Publicado em 21.02.2017

A Universidade de Évora e a Universidade de Extremadura oferecem já para o próximo ano letivo um total de 8 cursos com possibilidade de dupla titulação, conforme anunciado na reunião entre reitorias que decorreu dia 17 de fevereiro na Universidad de Extremadura, Badajoz.

Publicado em 20.02.2017

Decorreu no dia 01 de Fevereiro, na Universidade de Évora, uma reunião promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que visou a articulação entre diversas entidades públicas e privadas ligadas direta ou indiretamente ao Património, com vista à prossecução de um projeto de cooperação transfronteiriça entre o Alentejo e a Extremadura espanhola.

Publicado em 02.02.2017

Realizou-se no dia 24 de janeiro, na Sala de Docentes do CES, a cerimónia pública de tomada de posse dos Diretores das Unidades Orgânicas e dos Presidentes dos Conselhos Científicos e Conselho Técnico-Científico das Escolas. Na sequência do processo eleitoral tomaram posse:

 

Publicado em 01.02.2017

Rosalina Costa, Professora do Departamento de Sociologia foi nomeada Pró-Reitora para as áreas da Internacionalização da formação graduada e pós-graduada, Estudantes internacionais e coadjuvação nos processos de educação.

Publicado em 31.01.2017

Constantino Sakellarides é o novo Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora, eleito de entre as sete personalidades externas que integram o órgão, que conta ainda com treze representantes de professores e investigadores, três representantes de estudantes e dois representantes de pessoal não docente, num total de vinte e cinco conselheiros, que iniciam agora mandato.

Publicado em 25.01.2017

A Universidade de Évora assume a presidência da assembleia geral o recentemente criado Cluster Smart Cities Portugal.

Publicado em 19.01.2017

A cerimónia da assinatura do documento teve lugar em Viana do Alentejo, na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, integrada nas comemorações do 119º aniversário da Restauração deste Concelho.

Publicado em 16.01.2017

Localizado em Cabeço de Vide (concelho de Fronteira), a villa romana da Horta da Torre constitui um dos mais importantes recursos arqueológicos do Alentejo. Entre os resultados das escavações que se efectuam no local, encontra-se um stibadium, o segundo identificado em Portugal.

Publicado em 13.01.2017

Sheila Palomares Alarcón foi distinguida pelo IIFA com o Prémio de Investigação 2016. A Estudante de Doutoramento em História investiga os “Usos e reusos da arquitetura industrial no Sul da Península Ibérica: um estudo comparativo”. 

Publicado em 13.01.2017

A Universidade de Évora (UÉ) assina protocolo com a Fundação EDP para implementar Programa de Bolsas de Estudo “EDP Solidária – Educação” .

Publicado em 03.01.2017

Decorreu dia 5 de dezembro na UÉ a eleição para a composição dos membros para Conselho Geral da Universidade de Évora, apresentando-se a sufrágio três listas de estudante, três listas de pessoal não docente e não investigador, e sete listas de pessoal docente e investigador.

Publicado em 29.12.2016

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, manifestou publicamente louvor, à Agência Nacional Ciência Viva e aos vários Centros Ciência Viva, entre os quais se encontra o Centro Ciência Viva de Estremoz, Pólo de Estremoz da Universidade de Évora pelo "pelo contributo inegável que têm tido na promoção da cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa, através de ações dirigidas a diferentes públicos, com especial ênfase na comunidade juvenil, incentivando a inovação e a experimentação direta, fomentando a cidadania científica e potenciando a interação entre as instituições de ensino e investigação e as empresas, de forma a aumentar a sua produtividade e competitividade.”

Publicado em 29.12.2016

O Prémio Vergílio Ferreira 2017 foi atribuído à escritora Teolinda Gersão. Este galardão foi hoje anunciado pelo júri do Prémio que incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 21.12.2016

O primeiro Seminário da Science4Food (S4F), uma Spin off da Universidade de Évora (UÉ), constituída muito recentemente pelas equipas das empresas Q-Staff e Terrius, decorreu em novembro no Auditório do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA).

Publicado em 21.12.2016

Um consórcio internacional vai construir e operar uma instalação solar térmica de circulação de sais fundidos com concentradores cilíndricos parabólicos no polo da Mitra da Universidade de Évora. Segundo as pesquisas, a circulação de sais fundidos em vez de óleo térmico nas centrais solares térmicas cilíndrico parabólicas, reduz o custo normalizado da eletricidade.

Publicado em 16.12.2016

A Agroinsider, spin off da Universidade de Évora, tem o seu foco na área da Agricultura de Precisão e passou a primeira fase do "SME Instrument" europeu, considerado como a liga dos campeões das startups empresariais europeias.

 

Publicado em 16.12.2016

Decorreu hoje na Reitoria da UÉ a assinatura do Protocolo de Colaboração entre a UÉ e a Universidade Lúrio (Moçambique).

Publicado em 15.12.2016

A apresentação do projeto `ALENTEJO CIRCULAR´ decorreu hoje no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA)  na presença de Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, Ana Pina Teixeira, Administradora do ISQ, Rui Pingo, Administrador do PCTA, Filipe Palma, Programa Alentejo 2020 (CCDR Alentejo) e Inês Costa, adjunta do Ministério do Ambiente.

Publicado em 14.12.2016