24 Maio 2017
Página inicial / Canais / Academia
Alunos de Arquitectura da UÉ realizam Workshop Internacional de Arquitectura em Marrocos

16 alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora, juntamente com alunos de Mestrado do College of Environmental Design and Planning da Universidade de Califórnia, Berkeley (UCB), EUA; da Universidade Cadi Ayyad de Marrakech (UCAM) e da Ecole Nationale d´Architeture de Rabat, Marrocos, participaram no Workshop, “The Medina of Safi: Rehabilitation of Oued Chaaba stream and its urban area”, que se realizou na cidade de Safi no inicio de Janeiro de 2015.

 O Workshop foi organizado pelo Prof. João Rocha do Departamento de Arquitectura da UÉvora pela Prof. Ana Neno (UCAM) e pelo Prof. Mathias Kondolf (UCB), no âmbito do protocolo entre a Universidade da Califórnia, Berkeley e a Universidade de Évora e em colaboração com a Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional (UE). Teve também o apoio de várias instituições Marroquinas onde se destacam a Direction du Patrimoine Culturel, Direction Régionale du Patrimoine du Dukkela –Abda, Inspection Régionale dês Monments Historiques es dês Sites de Safi.

A viagem realizou-se entre os dias 4 e 11 de Janeiro, com a sessão inaugural na Maison de La Culture de Marrakech com palestras do Prof. Hamid Triki e do Prof. Mathias Kondolf, entre outros convidados. Antes da partida para Safi visitou-se em Marrakech a Maison de la Photographie, a Medersa Ali Ben Youssef (séc XVI), e o centro da medina.

Em Safi os 30 alunos coordenados pelos docentes João Rocha, Ana Neno, João Matos, Luís Ferro, Mathias Kodolff e Anna Llobet (UCB) constituíram grupos de trabalho que analisaram a medina de Safi, cidade secular com um vasto património construído de origem Portuguesa. O contexto da medina com o seu tecido urbano, com o rio Chaaba, com a colina dês potiers e com o mar, foram estudados tendo cada grupo elaborado um primeiro plano e análise para cada uma destas zonas.

No ultimo dia, no Castelo Português do séc XVI (Keshla), foram apresentadas às autoridades locais os resultados do Workshop, realizado um debate, tendo sido solicitado o desenvolvimento do trabalho para ser posteriormente apresentado em Safi, Berkeley e Évora.

 

 João Rocha/ Dep. Arquitectura da Escola de Artes

Publicado em 26.03.2015