27 Março 2017
Página inicial / Canais / Academia
Investigador da Universidade de Évora ganha EMS Young Scientist Award 2015

Miguel Potes, investigador da Universidade de Évora (UE) / Instituto de Ciências da Terra (ICT), acaba de ser distinguido com o prémio de jovem cientista, atribuído anualmente pela Sociedade Europeia de Meteorologia (EMS, na sigla em inglês). O galardão deve-se à publicação do artigo científico “Satellite remote sensing of water turbidity in Alqueva reservoir and implications on lake modelling", escrito em colaboração com os investigadores e professores da UE Rui Salgado e Maria João Costa.

A cerimónia de atribuição do prémio decorre em Sofia em setembro, onde Miguel Potes vai proferir a palestra intitulada " How lakes influence the local atmospheric circulation".

Em reação à distinção, o investigador que se tem vindo a dedicar ao estudo da influência atmosférica decorrente da existência da barragem de Alqueva refere que "este prémio de jovem cientista da Sociedade Europeia de Meteorologia foi uma surpresa” e “é uma distinção que valoriza o trabalho que tenho vindo a desenvolver sobre o grande lago de Alqueva, sob a orientação da Profª. Maria João Costa e do Prof. Rui Salgado e com o apoio da EDIA”. Acrescenta ainda que “é com grande orgulho e responsabilidade que, em representação do Instituto de Ciências da Terra e da Universidade de Évora, vou proferir a palestra intitulada "How lakes influence the local atmospheric circulation", em setembro, no 15º encontro anual da EMS."

A nomeação para o prémio contou com o apoio da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG).

 

Sobre o EMS Young Scientist Award 2015: http://www.emetsoc.org/news-room/ems-news/details/ems-young-scientist-award-2015-for-miguel-potes/d4c637e63d4c44a94f280180972904c7

Sobre o artigo: http://www.hydrol-earth-syst-sci.net/16/1623/2012/hess-16-1623-2012.html

Sobre o Instituto de Ciências da Terra: http://www.ict.uevora.pt/.

Publicado em 25.06.2015