24 Junho 2017
Página inicial / Canais / Academia
UÉ oferece Curso de Mestrado em Ensino de Informática

A Universidade de Évora vai oferecer o Curso de Mestrado em Ensino de Informática. Este ciclo de estudos é conducente ao Grau de Mestre em Ensino de Informática e confere habilitação profissional para a docência em Informática, grupo de recrutamento 550, de acordo com o DL 79/2014. O Mestrado em Ensino de Informática já tem decisão da AE3E e está em processo de registo na DGES. Estão abertas pré-candidaturas, o número de vagas para ingresso são 12 e o número mínimo para funcionar 8. As aulas vão ter início a 14 de Setembro de 2015.

Para além da saída profissional principal, outras saídas podem ser perspectivadas em sectores da educação e da formação quer do domínio público, como sejam os municípios e institutos públicos quer em sectores do ensino privado, social e cooperativo em escolas e institutos privados, associações, fundações e organizações da sociedade civil, desempenhando funções como Consultor, Especialista, Formador e Gestor de projectos educativos que envolvam o ensino da informática e do pensamento computacional.

É um Mestrado que aposta na diferenciação relativamente ao perfil de competências profissionais habilitantes, actualizando essa matriz fundamental e comum a todas as ofertas neste domínio, aprofundando as dimensões formativas pedagógicas e científicas, indo ao encontro dos novos paradigmas no ensino da informática, em especial a importância de desenvolver o pensamento computacional nas crianças e jovens e de promover o ensino da programação às novas gerações, com recurso a novos quadros teóricos e novas ferramentas e ambientes computacionais, o que requer uma renovação da formação pedagógica dos professores. Neste enquadramento, os contextos educativos (configurados a partir dos interesses e problemas reais e autênticos dos jovens), torna-se um elemento da maior importância ao conferir o significado social e cultural às aprendizagens.

Esta tendência no que diz respeito ao ensino da programação a crianças e jovens está a ser observada a nível mundial. No caso europeu tem merecido a atenção e o esforço da Comissão Europeia através de iniciativas como as iniciativas “e-Skills for Jobs” e “Code Week”, incentivando os estados membros a desenvolver esforços neste mesmo sentido. No nosso país as iniciativas dos clubes de Programação e Robótica e a Iniciação à Programação no 1º ciclo, marcam o início desta nova fase neste domínio.

Informação adicional: www.oferta.uevora.pt

Vídeo embaixador e-skills for jobs na Universidade de Évora aqui.

José Luís Ramos/ Universidade de Évora

Publicado em 09.07.2015