24 Maio 2017
Página inicial / Canais / Academia
Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso na Universidade na Universidade de Évora

O Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UE) apresenta, pelo nono ano consecutivo, o Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso na Universidade (CPM).

Este curso pretende ajudar os alunos que queiram ingressar no Ensino Superior a consolidar e reforçar os seus conhecimentos em Matemática e a prepararem-se para os exames de admissão ao Ensino Superior. Dá-lhes uma cultura Matemática e o conhecimento de alguns tópicos de Matemática de nível superior que os coloca numa posição vantajosa para a realização das disciplinas de Matemática na Universidade. Além disso, permite aos alunos contactarem com a comunidade universitária cientifica.

Este curso dedicado a alunos que frequentem o 12º ano do Ensino Secundário que pretendem preparar-se para os exames Nacionais de Matemática A, e também a quem pretende ingressar no Ensino Superior através do programa de acesso para maiores de 23 anos, funcionará este ano pela primeira vez na versão e-learning.

O CPM será lecionado em e-learning por professores do Departamento de Matemática, com formação para a docência online, promovido pelo Centro de Tecnologias Educativas da Universidade de Évora.

Este ano lectivo o CPM será lecionado pela Profª. Sara Fernandes com uma carga lectiva semanal equivalente a 4 horas e de 8 horas de trabalho autónomo por parte do aluno.

Estão abertas as candidaturas para o CPM para o ano lectivo 2015/2016 até o dia 25 de setembro. As matriculas decorrem até ao dia 09 de outubro, iniciando-se o curso no dia 12 do mesmo mês. Este curso decorre até junho do próximo ano.

O CPM é constituído por 5 módulos, sendo o último reservado à resolução de exercícios de exame.  As atividades serão específicas em cada módulo tendo em comum a orientação do aluno para um resumo dos conteúdo a expor, o acesso a informação detalhada sobre o conteúdo, a realização de testes de auto-conhecimento sobre o módulo, de exercícios propostos e de um teste de avaliação. A utilização dos fóruns como meio de comentar os trabalhos próprios ou de colegas está previsto. Em algum dos módulos, pode ser oportuno a  visualização de vídeos sobre os assuntos a abordar e a utilização de applets criados para o efeito ou recorrendo a links e a realização de quizes. Poderão haver alguns momentos sincrones.

Mais informações sobre o CPM em http://www.dmat.uevora.pt/ensino/Curso-Preparatorio-de-Matematica-para-o-Ingresso-na-Universidade

 

Publicado em 10.07.2015