24 Fevereiro 2017
Página inicial / Canais / Academia
Reitora da Universidade de Évora em visita a Cabo Verde

A Reitora da Universidade de Évora, Professora Ana Costa Freitas, encontra-se em visita institucional a Cabo Verde até dia 18 de julho. O programa contempla diversos encontros e reuniões, entre os quais com a Câmara Municipal da Cidade Velha, com a Reitora da Universidade de Cabo Verde (UNICV) ou com a Direção do Instituto do Património Cultural.

Entre os temas a discutir na reunião com a Câmara Municipal da Cidade Velha encontram-se o apoio da UE à construção de um programa de um centro de interpretação na Cidade Velha ou o apoio à organização de uma base de dados dos Tesouros Humanos Vivos na Cidade Velha e do concelho. Recorde-se que a Cidade Velha dista cerca de 15 quilômetros da cidade da Praia, capital do país, e foi a primeira cidade construída pelos europeus nos trópicos, bem como a primeira capital do arquipélago de Cabo Verde. À semelhança de Évora, a Cidade Velha encontra-se classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade

O encontro com a Reitora da UNICV visa, entre outros assuntos, a discussão da instalação da Cátedra UNESCO nesta Universidade, integrando a visita o Professor Filipe Themudo Barata, titular da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da UE, que fará uma apresentação pública da cátedra.

Na reunião com a Direção do Instituto do Património Cultural serão discutidos assuntos como o apoio técnico ao museu do Tarrafal ou o apoio à formação contínua e à formação avançada para Mestrado e Doutoramento de pessoal do Instituto.

A visita termina com encontros com a Fundação João Lopes, em que se abordarão possíveis formas de cooperação e com os ex-alunos de Évora que se encontram em Cabo-Verde.

Publicado em 17.07.2015