Home / Canais / Academia
Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora promove ciclo de conferências abertas

A Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora organiza pelo 5º ano consecutivo o seu Curso Internacional de Verão, este ano dedicado ao tema “AS ENCRUZILHADAS DO DESENVOLVIMENTO: O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”. As conferências são de entrada livre e decorrem entre os dias 17 e 19 de setembro no Colégio do Espírito Santo.

Tendo como pano de fundo o Ano Europeu para o Desenvolvimento, o curso integra três conferências, contando com oradores académicos de relevo e responsáveis por organizações internacionais na área da temática do curso.

Todas as sessões decorrem na sala 124 do Edifício do Espírito Santo.

 

Programa

17 de setembro | 09h30
Conferência Inaugural
Os Desafios da Alimentação no Mundo
Orador: Helder Muteia (Representante da FAO em Portugal e junto da CPLP)

18 de setembro | 09h15
Conferência
A Política de Cooperação para o Desenvolvimento da União Europeia
Orador: Fernando Frutuoso de Melo (Diretor Geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da Comissão Europeia)

19 de Setembro | 14h30
Conferência de Encerramento
Global Goals and Human Rights and Capabilities: the power of numbers to shape agendas
Orador:  Sakiko Fukuda-Parr (The New School, New York, EUA)

 

Notas biográficas dos oradores

Hélder Muteia -  Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade Eduardo Mondlane de Maputo e Mestre em Economia Agrícola pela Universidade de Londres. Foi Vice-Ministro da Agricultura e Pesca e Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural em Moçambique. Foi representante da FAO no Brasil e na Nigéria. Desde 2013 é o representante da FAO em Portugal e junto da CPLP. É autor de vários livros e escreveu diversos artigos e crónicas para a imprensa e outros meios de comunicação social.

Fernando Frutuoso de Melo - Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, estudou também política de desenvolvimento, história e gestão pública. Na Comissão Europeia desde 1987, exerceu diversas funções entre as quais diretor do Secretariado Geral da Comissão, tendo como principal responsabilidade as relações com o Parlamento Europeu, Chefe de Gabinete Adjunto do Presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, e Diretor-Geral Adjunto na DG Recursos Humanos e Segurança. Desde 2013 é Diretor-Geral da DG Cooperação Internacional e Desenvolvimento — EuropeAid.

Sakiko Fukuda-Parr - Mestre em Economia pela Universidade de Sussex, Reino Unido e em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Tufts, EUA, é Professora de Desenvolvimento na New School de Nova Iorque. Iniciou a sua carreira de economista do desenvolvimento no Banco Mundial e prosseguiu-a no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, tendo sido diretora e autora principal do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD entre 1995 e 2004. A sua investigação atual incide sobre os direitos económicos e sociais tendo várias obras publicadas neste domínio.

Publicado em 16.09.2015