21 Outubro 2017
Página inicial / Canais / Academia
Universidade de Évora atribui título Doutor Honoris Causa a Siza Vieira e a José Cutileiro

A Universidade de Évora (UE) decidiu atribuir o grau de Doutor Honoris Causa ao Arquiteto Álvaro Siza Vieira e ao Embaixador José Cutileiro. A cerimónia vai decorrer na Sala de Atos da Academia na próxima sexta-feira, dia 16 de outubro, a partir das 15h00.

No caso do Arquiteto Siza Vieira, a outorga do título é justificada “pelo seu mérito artístico e cultural, no contexto da arquitetura nacional e internacional, no momento em que a UE reequaciona e reforça a sua implantação no domínio das Artes, e Évora, como cidade, se encontra num processo de robustecimento do seu estatuto de Património Mundial”. Acrescenta-se ainda que “a relevância do Arquiteto Siza Vieira na construção do sentido urbano de uma cidade é mais do que reconhecida e dela é exemplo a sua obra construída em Évora”.

Quanto ao Doutor José Cutileiro, com esta outorga pretende-se “prestigiar o Antropólogo, Diplomata, Embaixador, Alentejano, nascido em Évora e uma das figuras maiores da intelectualidade da segunda metade do século XX português. Com uma carreira internacional de prestígio e importantes serviços prestados ao país na área da política externa e ao Alentejo em particular, sobretudo no domínio das ciências sociais, o seu trabalho magistral ficará para sempre como uma obra de referência nos estudos da Antropologia social do século XX.”

Os nomes de Álvaro Siza Vieira e de José Cutileiro vão passar a figurar, a partir do dia 16 de outubro, entre os nomes inscritos na já longa lista de Doutores Honoris Causa pela UE (Consulta em http://www.uevora.pt/univercidade/honoris_causa), um título atribuído a “individualidades que tenham contribuído de forma excecional para o progresso da ciência, da técnica, da arte ou ainda para o bem-estar social e cultural dos povos.”

Publicado em 09.10.2015