24 Maio 2017
Página inicial / Canais / Academia
Universidades do Algarve, de Évora e Nova de Lisboa assinam memorando de entendimento

Foi assinado no passado dia 31 de outubro na Universidade de Évora um memorando de entendimento entre as Universidades do Algarve, de Évora e Nova de Lisboa que visa o estabelecimento de uma plataforma destinada a promover iniciativas diversas de cooperação com as Universidades, Unidades de Investigação e Centros Tecnológicos dos Países e Regiões do Mediterrâneo. 

As três universidades acordaram estabelecer uma plataforma de cooperação denominada “Estudos Mediterrânicos, consórcio universitário”, orientada para os países e regiões do Mediterrâneo.

Entre outros, o consórcio agora estabelecido tem como área de atuação o Mediterrâneo e prevê a contribuição, sob diversas formas, para a aproximação dos povos ribeirinhos e para o reforço das relações entre instituições de ensino superior, de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico e de promoção cultural.

O consórcio universitário “Estudos Mediterrânicos” tem a sua sede em Mértola, no Campo Arqueológico, que assegura o apoio administrativo.

Esta foi a primeira de 3 reuniões entre os reitores das três universidades, tendo o próximo encontro data marcada para o dia 26 de novembro na Universidade do Algarve, reservando-se para essas duas datas a assinatura de memorandos relacionados com os temas Recursos Hídricos e Ambiente.

Publicado em 09.11.2015