24 Maio 2017
Página inicial / Canais / Academia
Centro de Ciência Viva de Estremoz recebe Prémio Internacional

O Centro Ciência Viva de Estremoz obteve o 3º lugar do "VI Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus" na Categoria II – “projectos em fase de elaboração e/ou planeamento”, com o projecto “Bonecos das Maltezas; títeres de Ciência”, inspirados nos célebres Bonecos de Santo Aleixo

No ano de 2015 este prestigiado prémio teve a concurso 147 projectos, provenientes de 12 países e divididos em duas categorias, a anteriormente referida e a Categoria I – “projectos realizados ou em andamento".

Os Bonecos das Maltezas foram criados por Ana Alves (Centro de Ciência Viva de Estremoz), seguindo as técnicas e os materiais utilizados pelos titereiros originais, entre os quais o Mestre Rolo, célebre pela sua arte e por ter recreado os bonecos tradicionais. Este projecto teve a colaboração da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em especial do Instituto de Ciências da Terra.

À semelhança dos bonecos tradicionais, nos Bonecos das Maltezas a forma de comunicação privilegiada são os autos, espectáculos normalmente de curta duração sobre um tema específico. Para o primeiro espectáculo os Bonecos das Maltezas apresentam o "Auto da Criação do Mundo", um dos autos mais célebres dos Bonecos de Santo Aleixo. No entanto, se nos bonecos tradicionais esta criação é vista na perspectiva do Padre Chancas ou do Mestre Salas e da sua prima, nos Bonecos das Maltezas, estas personagens, com uma linguagem marcadamente popular, interagem com alguns dos principais cientistas como Galileu, Kepler ou Newton.

A capacidade do projecto "Bonecos das Maltezas; Títeres de Ciência" de recuperar formas de comunicação tradicionais em extinção aliando-as ao conhecimento científico actual, foi valorizada pelo júri deste concurso, atribuindo o referido prémio a esta forma alternativa e inovadora de Divulgação da Cultura Científica, em que o conhecimento é consolidado com uma série de actividades interactivas que complementam os espectáculos.

 

A estreia do “Auto da Criação do Mundo” tem prevista a sua estreia para o final de Janeiro, em colaboração com a Companhia de Teatro “Centelha Criativa”, do Porto. Entretanto, está já a ser escrito o segundo texto dos Bonecos das Maltezas, intitulado "Auto da Criação do Homem". Teremos então oportunidade de ver o Mestre Salas e os seus companheiros em palco com Darwin e outros cientistas, fundamentais na compreensão da Teoria da Evolução.

 

 

 

Publicado em 14.12.2015