21 Setembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
http://jorgesampaio.arquivo.presidencia.pt/pt/main.html
Jorge Sampaio na UÉ para falar sobre Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável

O pólo da Universidade de Évora (UÉ) do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UÉ) encontra-se a organizar em 2016, enquadrado nas comemorações do Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU, em inglês), um Ciclo de Conferências subordinado ao tema Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança.

Após a 1ª Conferência, dedicada às questões da Cooperação e do Desenvolvimento Sustentável, que contou com a presença de José Ramos-Horta como orador principal, decorre no dia 12 de Outubro, a 2ª Conferência deste ciclo, no Auditório do Colégio do Espírito Santo da UÉ, a partir das 09h30, subordinada ao tema: Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável.

O dia começa com a conferência proferida por Jorge Sampaio, intitulada Refugiados no Mundo e a criação de um mecanismo de resposta rápida para a educação superior nas emergências, moderada pelo jornalista José Manuel Rosendo, seguir-se-á um espaço de partilha de experiências de estudantes sírios na Universidade de Évora.

O programa da 2ª Conferência prossegue com uma mesa redonda, da parte da tarde, na continuação da discussão sobre Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: novos e emergentes, subordinada ao tema Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Sobre o Ciclo de Conferências Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança:

Pretende-se com esta iniciativa dar um contributo para o enriquecimento da reflexão em torno da problemática dos refugiados e das dinâmicas de (des)entendimento global. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento propostos pela ONU na Agenda 2030, pressupõe assegurar que as responsabilidades da nossa vivência quotidiana sejam partilhadas globalmente.

 

Sobre o Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU):

O Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU) é uma iniciativa conjunta do Conselho Internacional de Ciências Naturais (ICSU), do Conselho Internacional das Ciências Sociais (ISSC) e do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), que visa promover a integração dos conhecimentos científicos nos estilos de vida, que se pretende que sejam mais sustentáveis, e num reforço das prioridades estabelecidas pela ONU.

Mais informações sobre o Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU) http://www.global-understanding.info/pt/

 

Sobre o CICS.NOVA. UÉ:
http://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/polos/cics-nova-uevora

Publicado em 07.10.2016