Home / Canais / Academia
Da Esquerda para a direita: Manuel Agostinho, Päivi Huotari, Janye Afseth, Johanna Tarvainen, Mikko Mäntyneva and Petr Vrzacek
Apresentação pública de resultados do projeto CareMan

Com coordenação de Manuel Agostinho do CICTS - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde da UÉ, o projeto CareMan  Development of Culture And Quality Of Care – Master’s Degree Programmes Enhancing Social And Health Care Management Competencies, teve início em 2013 e termina agora com a apresentação pública dos resultados. A sessão de apresentação decorreu no dia 13 de outubro, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo.

 

Segundo o responsável do projeto, o balanço é “muito positivo”, quer pelo tipo de “experiência inovadora”, quer pelos “resultados e grau de envolvimento de docentes e alunos”, que frequentaram os módulos propostos no projeto, numa base voluntária e que substituiu unidades curriculares dos cursos, ou até como enriquecimento pessoal. Estes módulos foram incluídos no suplemento ao diploma dos alunos participantes (dezassete da UÉ), de pós-graduação e mestrados, na área da gestão dos serviços sociais e em saúde das universidades participantes no projeto.

O Ambiente de e-learning usado foi o (Moodie) da Universidade de Lathi tendo os docentes da UÉ, realizado formação no uso desta metodologia para melhor cumprir competentemente o projeto, o que permitiu levar as tarefas com sucesso. Os parceiros acordaram nas componentes essenciais do modelo a utilizar, proporcionando as melhores aprendizagens tendo em conta a diversidade cultural e organizacional de cada parceiro, que incluía a informação sobre finalidades, conteúdos, trabalhos a realizar, sistema de avaliação e certificação, bem como a existência de apoio in loco de docentes de cada uma das universidades em cada um dos módulos, identificando claramente os responsáveis por apoiar os alunos.

Como resultado final, o coordenador do projeto afirma “que foi uma aprendizagem muito importante para os envolvidos e uma mais-valia para a Universidade” que “pode no futuro aproveitar o trabalho produzido para novos projetos e desenvolver conhecimento de parceiros europeus com capacidades e competências que muito podem contribuir para a internacionalização da Universidade”.

As Universidades envolvidas no projeto, a par da UÉ, formam a: Lahti University of Applied Sciences, (Lahti UAS) da Finlândia (coordenadora); Hâme University of Applied Sciences Ltd., da Finlândia; Charles University - Faculty of Humanities, da Repoública Checa e a Edinburgh Napier University, do Reino Unido.

Publicado em 14.10.2016