19 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
Foto: Presidência da República Portuguesa
Reitora da UÉ no Encontro de Reitores Portugal-Cuba

A Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, participa no Encontro de Reitores Portugal-Cuba, que decorre de 26 a 27 de outubro na Universidade de Havana em Cuba.

Este encontro pretende estreitar a cooperação entre as Instituições de Ensino Superior Portuguesas e a Universidade de Havana, e “estabelecer as bases que poderão levar à criação de núcleos de investigação para doutoramentos, pós-doutoramentos, de intercâmbio de professores e do leitorado de Português”. 

Recorde-se que já este ano, o Reitor da Universidade de Havana esteve em Portugal a convite do Camões, I.P., manifestando interesse na colaboração com Portugal nas áreas da Física, Matemática, Biologia, Meio Ambiente, Ecossistemas Marinhos, Biomateriais, Nanociências e Energias Renováveis.

A iniciativa decorreu no âmbito da visita oficial que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa realizou a Cuba, a primeira de um chefe de Estado português a esta ilha das Caraíbas. Entre as diversas ações incluídas no programa oficial da visita, Marcelo Rebelo de Sousa proferiu uma conferência na Universidade de Havana e inaugurou a primeira biblioteca de língua portuguesa em Havana, com o nome do escritor português Eça de Queirós, que foi cônsul nas antigas Antilhas Espanholas, entre 1872 e 1874.

Publicado em 27.10.2016