21 Setembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
Cerimónia de Entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2017

Na próxima quarta-feira, dia 01 de março, pelas 17h00, tem lugar na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora a cerimónia de entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2017. Este ano o galardão que incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha destacado nos domínios da ficção ou do ensaio distingue a escritora Teolinda Gersão.

Na edição com mais candidaturas desde que foi criado o Prémio, em 1997, apresentadas por instituições de Portugal, Espanha, Itália, EUA e Colômbia, o júri decidiu atribuir este ano o prémio a Teolinda Gersão, tendo ficado escrito em ata que “o Prémio Vergílio Ferreira 2017 foi atribuído à escritora Teolinda Gersão pela alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto, num percurso que adquire especial relevo pela independência da escritora relativamente a todas as modas ou tendências que, de alguma forma, condicionam os caminhos da literatura contemporânea”.

O júri do Prémio que pretende homenagear o escritor de “Aparição” é composto este ano pelos Professores Pedro Ferré (U. Algarve), Mário Avelar (U. Aberta), Gustavo Rubim (crítico literário, U. Nova de Lisboa), Elisa Nunes Esteves (U. Évora) e Antonio Sáez Delgado (U. Évora, presidente).

A cerimónia de entrega do Prémio acontece habitualmente no dia de 1 março, data em que se assinala a morte do escritor, contando com as habituais intervenções da premiada, do júri e da reitora da Universidade de Évora.

Recorde-se que o prémio Vergílio Ferreira foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, a que se seguiram, entre outros, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Luísa Dacosta, José Gil, Hélia Correia e Lídia Jorge, tendo sido o galardoado da edição de 2016 o escritor João de Melo.

Teolinda Gersão | site oficial (Biografia e bibliografia)

Galeria Prémio Vergílio Ferreira

Publicado em 25.02.2017