20 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
UÉ e PELCOR desafiam alunos a criar com cortiça

A Universidade de Évora e a empresa PELCOR lançam concurso que desafia os alunos a criarem um produto inovador, através de novas soluções de utilização da cortiça. O projeto vencedor será integrado no universo PELCOR, com o produto final fabricado e comercializado nos canais desta marca. Promover a criatividade e apoiar novos talentos, são os objetivos desta parceria que através deste concurso aproxima o ensino à realidade da criação e produção nacional.

Este desafio visa explorar o potencial da cortiça como material natural, com características únicas: resistente, impermeável, flexível, leve, biodegradável e reciclável e prevê o desenvolvimento de novas aplicações da cortiça, através de um produto inovador, que complemente os acessórios PELCOR já existentes. Deverá ser garantido o uso de aglomerado de cortiça como material principal, podendo ser utilizados outros materiais nobres que se enquadrem na filosofia ecológica e sustentável da marca.

Projeto académico de excelência, é desenvolvido por uma equipa da Escola de Artes da UÉ, composta por docentes e alunos de Licenciatura e Mestrado em Design da Universidade, envolve várias disciplinas, e estende-se até ao final do mês de junho. O projeto vencedor será produzido e comercializado pela PELCOR, ficando o nome dos autores e da Universidade, sempre associado ao produto da marca.

Para Inês Seca Ruivo, Pró-Reitora para a Qualidade, Avaliação, e Cultura, este concurso vêm demonstrar uma vez mais “a qualidade da Escola de Artes da UÉ em geral e, neste caso particular, da Licenciatura e Mestrado em Design”, realçando ainda que “este desafio lançado aos nossos alunos por uma marca portuguesa de referência que alia modernidade ao design e sustentabilidade, é um sinal inequívoco que o resultado esperado é de alta exigência e reconhecida qualidade”, traduzindo-se numa mais-valia para os nossos alunos”, e afirma não ter dúvidas, que as ideias selecionadas “vão ser um sucesso”.

Esta é mais uma iniciativa que aproxima a Universidade de Évora da realidade industrial e comercial do mercado. A sua localização privilegiada, entre montados de sobro alentejanos, com todo o conhecimento e familiaridade que daí advém, é uma mais-valia encarada pela empresa que potenciará a criatividade dos alunos.

A parceria agora estabelecida entre a Universidade de Évora e a PELCOR incentiva a afluência do design 100% português - pensado, desenvolvido e fabricado em território nacional, para uma comercialização local e global.

A PELCOR é uma marca portuguesa que produz acessórios de moda feitos de um material único: a pele de cortiça. Os acessórios da Pelcor são sustentáveis, contribuindo para a renovação das florestas de sobreiro. Já criou para a NATO e recebeu várias distinções, incluíndo do Parlamento Europeu.

 

Publicado em 06.03.2017