21 Setembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
ZOM3D realizou o Curso de Primavera

O Projeto ZOM3D - Modelos Metalogénicos da Zona de Ossa Morena, realizou o Curso de Primavera 2017, que decorreu entre os dias 21 e 23 de Abril de 2017.

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer no campo a Geologia e os Recursos Minerais da Zona de Ossa Morena, através da realização de uma transversal geológica entre as localidades de Portalegre e de Serpa. O curso teve uma excelente adesão, contando com a participação de 40 geocientistas de todos os graus de ensino superior, desde a licenciatura até ao pós-doutoramento de várias Universidade do país, e naturalmente, da Universidade de Évora. Após o sucesso desta atividade ficou a promessa de, para o ano, haver uma nova iniciativa em torno dos recursos minerais do Alentejo e da sua geologia.

Esta iniciativa foi orientada cientificamente por diversos docentes da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, contando com o apoio do Departamento de Geociências da Universidade de Évora (UÉ), do Centro de Ciência Viva de Estremoz e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, em colaboração com o Núcleo de Estudantes de Geociências da UÉ.

Recorde-se que o projeto ZOM 3D - Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena, é coordenado pela UÉ, e financiado pelo programa Alentejo2020, tem por objetivo definir um modelo metalogénico para os depósitos minerais da Zona de Ossa Morena, que constitua uma ferramenta de suporte ao trabalho das companhias interessadas em pesquisar e explorar os recursos da região. Este conceito envolve a formulação de sistemas de informação sobre prospeção mineral, com informação sobre cartografia 2D e 3D, litoestratigrafia, mineralogia, geoquímica, geofísica e geologia estrutural. 

 

Publicado em 03.05.2017