20 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
Foto: AAUE
AAUE
Universidade de Évora Campeã Nacional Universitária de Futebol 11

A equipa de Futebol 11 da Universidade de Évora, representada pela Associação Académica da Universidade de Évora, sagrou-se pela primeira vez Campeã Nacional Universitária da Modalidade, nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorreram de 24 de abril a 5 e maio de 2017, em Coimbra, vencendo na final a equipa da casa, a Associação Académica de Coimbra por uma bola a zero.

A caminhada da equipa da Universidade de Évora foi imaculada não perdendo qualquer jogo. A fase de grupos não começou, contudo, da melhor maneira, com um empate a zero, mas nos dias seguintes mostrou que era séria candidata à vitória, vencendo os dois jogos seguintes da fase de grupos, alcançando 7 pontos e passando na primeira posição.

Nos quartos de final encontra a equipa forte do ISMAI, sem dar grande hipótese de resposta venceu por 4-0. Nas meias finais e com os nervos a apoderarem-se da equipa de Évora, depois de estar a vencer por 1-0 e desperdiçando várias oportunidades, já nos momentos finais sofre o golo do empate (único golo sofrido no torneio) e o jogo vai a penáltis, onde de forma categórica Évora venceu.

Na final a equipa de Évora foi mais forte que a AAC, e mesmo reduzida a dez elementos foi sempre melhor e venceu por 1-0.

De referir que com esta vitória a equipa de futebol 11 da Universidade de Évora estará presente no próximo Campeonato da Europa Universitário que se realizará no próximo mês de julho na cidade do Porto.

Mas não só de futebol se viveram os Campeonatos Nacionais Universitários, mais de 120 estudantes/atletas da Universidade de Évora participaram nas Fases Finais do Desporto Universitário que se disputaram na maravilhosa cidade de Coimbra.

Foram 8 as equipas da Universidade de Évora que estiveram em competição, a saber: Rugby7´s masculino, Rugby7´s feminino, Basquetebol masculino, Andebol feminino, Hóquei em Patins masculino, Voleibol feminino, Futsal feminino, Futebol 11 Masculino.
A Universidade de Évora estabeleceu recorde de participação, anterior máximo, com 5 modalidades e pela primeira vez foi Campeã Nacional Universitária numa modalidade coletiva (Futebol 11).
Os resultados foram excelentes:
Basquetebol masculino - 12º Nacional;
Andebol Feminino - 5º Nacional;
Voleibol Feminino - 12º Nacional;
Hóquei em patins Masculino - 9º Nacional;
Futsal feminino - 4º Nacional;
Rugby 7´s Masculino - 3º Nacional;
Rugby 7´s Feminino - 3º Nacional;
Futebol 11 Masculino - 1º Nacional. Um total de 1078 minutos de competição, 13 derrotas, 2 empates e 14 vitórias.

De destacar que estes resultados se devem também à excelente colaboração de alguns clubes do distrito de Évora que colaboram com o desporto Universitário da Universidade de Évora: Juventude SP; Lusitano GC; GDR Canaviais; GD Monte Trigo; GDR André de Resende; Clube de Rugby de Évora; Rugby Clube Montemor.

Publicado em 09.05.2017