20 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
UÉ parceira do Projeto ECOMED

A Universidade de Évora é parceira do projeto “Specialisation Process for the Ecoengineering Sector in the Mediterranean Environment (ECOMED)” – “Processo de especialização para o sector da Engenharia Natural no ambiente Mediterrânico”, através de João Paulo Fernandes, Professor do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e investigador do ICAAM - Instituto Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas. Esta iniciativa pretende avançar o processo de especialização em Engenharia Natural e gerar novas alianças e dinâmicas no sector no quadro da região Mediterrânica.

Os objetivos deste projeto passam pela melhoria do projeto/cálculo de intervenções de Engenharia Natural; criar uma base de dados de vegetação da região Mediterrânica adequada para as intervenções de Engenharia Natural; melhorar os processos de implementação/construção; melhorar a definição e planeamento dos trabalhos de monitorização das intervenções de Engenharia Natural; melhorar os instrumentos de análise das intervenções, de forma a torná-las mais eficazes em processos de restauro e reabilitação e melhorar o conteúdo da formação técnica e profissional no domínio da Engenharia Natural.

Desta forma, o projeto EcoMed focar-se-á em intervenções de Engenharia Natural nos seus diferentes estágios e fases: projeto/cálculo, implementação/construção, monitorização e educação/formação profissional. Estes objetivos serão atingidos através da implementação de trabalhos de investigação aplicada a decorrer em 2017 e 2018. Estes trabalhos incluem a seleção de um conjunto de intervenções e projetos de Engenharia Natural localizados na região Mediterrânica europeia, e o seu estudo e análise detalhados.

O projeto é co-financiado pelo programa da União Europeia ERASMUS + que irá gerar novos instrumentos para melhorar as possibilidades de intervir no território com técnicas e abordagens de Engenharia Natural, tendo em consideração as particularidades da região Mediterrânica. 

Em termos gerais o consórcio engloba sete universidades e sete empresas de oito países europeus coordenados pela Universidad Politecnica de Madrid.

Saiba mais e acompanhe o projeto EcoMed através dos portal www.ecomedbio.eu ou através das redes sociais twitter: @ecomedbio e facebook: Ecomedbio-Erasmus+.

Publicado em 10.05.2017