21 Setembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
fotografia cedida por Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
Visita à Unidade Clínica da Coudelaria de Alter

No passado dia 6 de julho teve lugar uma visita à Unidade Clínica da Coudelaria de Alter, integrada na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento do REVIVE para esta Coudelaria histórica. A visita contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques e Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, bem como da Vice-Reitora da Universidade de Évora, Ausenda Cáceres Balbino e da Diretora-Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Recorde-se que, no passado mês de novembro, a Universidade de Évora e a Companhia das Lezírias celebraram um protocolo para a ativação da Unidade Clínica da Coudelaria de Alter, um acordo que possibilita o integral e regular funcionamento da Coudelaria, bem como a prestação de serviços veterinários especializados aos criadores e médicos veterinários desta região alentejana.

Como resultado deste acordo, as aulas práticas de equinos do mestrado integrado em medicina veterinária da UÉ são ministradas em Alter do Chão, em contexto de Coudelaria, aproximando os alunos com a realidade própria de uma unidade de produção equina. A assistência veterinária e controlo reprodutivo do efetivo da Coudelaria de Alter ficam a cargo da equipa do Hospital Veterinário da UÉ, que é semanalmente acompanhada pelos alunos de mestrado, reforçando a vertente formativa e pedagógica desta coudelaria pública e de referência. Já a realização de cursos de formação, vão ser ministrados por especialistas que visem a demonstração e transferência de tecnologia.

Publicado em 13.07.2017