Home / Canais / Academia
Madrid, Guernica e tudo: uma exposição muito especial

O Colégio dos Leões, polo da Escola de Artes da Universidade de Évora, foi palco de “uma exposição muito especial: Madrid, Guernica e tudo”, no qual os alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura da UÉ partilharam a sua experiência pedagógica.

A mostra abordou o percurso dos alunos do primeiro ano, permitindo uma leitura sequencial da sua introdução nos entendimentos próprios de uma concepção profissional da Arquitetura. Esta fase iniciática consta dos painéis onde os alunos registaram a sucessão das experiências correspondentes aos casos de estudo que visitaram e constituem obras exemplares de arquitetura.

A fase experimental iniciou com uma apresentação de motivação sobre o tema nuclear do projeto: a Guernica de Pablo Picasso. Esta, evoca a devastação e o sofrimento da guerra, passados oitenta anos sobre a sua exibição em favor da paz e da democracia. Os alunos conceberam espaços expositivos para esta obra, para L’Homme qui marche, escultura de Alberto Giacometti e para Carmina Burana, peça musical de Carl Orff. Foram igualmente expostas maquetas de esferovite das suas propostas, elaboradas segundo regras idênticas para todos. A apreciação do visitante exerceu-se por comparação entre elementos da mesma espécie facilitando o exercício crítico imediato.

O percurso conclui-se com o registo da visita de estudo a Madrid, à descoberta da «verdadeira grandeza» da Guernica. Apreciada no Museu Reina Sofia, confronta os autores com a adequação das suas concepções, permite-lhes o exercício da crítica do trabalho produzido. Mas estende-se (paredes meias) aos vanguardistas portugueses (Pessoa, Amadeo, etc.); ao Centro de turismo Colón, de Siza; ao Prado, de Moneo; Caixa Forum; Mansilla e Tuñon; Fundación Francisco Giner de los Ríos; Matadero; etc. E, especialmente, Colegio Mayor César Carlos, de Alejandro de la Sota; motivação decisiva para a próxima experiência projectual prevista. De tudo isto deram conta os alunos de Projeto I e II do Mestrado Integrado em Arquitetura.

Publicado em 20.03.2018