Home / Canais / Academia
UÉ, Campeã Nacional Universitária de Futsal Feminino

A equipa de Futsal Feminino da Universidade de Évora, representada pela Associação Académica da Universidade de Évora, sagrou-se pela primeira vez Campeã Nacional Universitária, nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorreram na cidade de Aveiro, entre os dias 16 e 27 de abril de 2018, vencendo na final a equipa do Instituto Politécnico de Leiria por 2-0.

 

A caminha para esta brilhante vitória, que muito prestigia a Universidade, a Cidade e o Alentejo, teve o seu início no passado mês de novembro de 2017. No apuramento, a Universidade de Évora defrontou as equipas da Universidade de Coimbra, da Universidade do Minho (campeãs em título), do Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Santarém, Universidade da Beira Interior e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Durante a fase de apuramento, a equipa eborense somou vitórias em todos os jogos, tendo apenas sofrido um golo, precisamente contra a equipa de Leiria (com a qual viria a disputar a final nacional), tendo conseguido o apuramento para a fase final na primeira posição. Nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, já com as equipas de Lisboa e Porto, a equipa da academia eborense, continuou a sua saga de vitórias. Na fase de grupos, mais uma vez passou em primeiro, tendo vencido os seus 3 jogos e chegando com relativa facilidade à fase a eliminar.

Nos quartos de final, venceu a Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa por 3-1, nas meias finais eliminou a Universidade de Coimbra por 2-1, num jogou bastante difícil, sendo o único jogo em que a equipa eborense esteve a perder e conseguiu dar a volta ao marcador. Na grande final, a equipa da Universidade de Évora encontrou pela 3ª vez no ano, a equipa do IP Leiria. Nas duas vezes anteriores a vitória tinha sido alcançada por 3-1, sendo que na final a vitória foi por 2-0, mostrando bem a supremacia da equipa eborense, relativamente a todas as suas adversárias. De referir que esta vitória permite à equipa da Universidade de Évora representar Portugal no próximo Campeonato da Europa, que se disputará na cidade de Coimbra entre os dias 20 e 29 de julho.

Mas não só de Futsal se viveram as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, entre estudantes/atletas, treinadores e dirigentes, em 6 modalidades diferentes, nestas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, a Universidade de Évora esteve presente com uma delegação total de perto de 100 elementos, que durante duas semanas competiram na cidade de Aveiro pelos respetivos Campeonatos Nacionais. Na modalidade de Futebol 11, onde a academia eborense era Campeã Nacional em título, ficou-se pelos quartos de final, perdendo por 1-0 com a equipa da Universidade Católica do Porto, um resultado demasiado “injusto” para o que aconteceu dentro das 4 linhas, onde a equipa eborense foi claramente superior. O Basquetebol Feminino e Voleibol Feminino, não conseguiram alcançar a fase a eliminar, não conseguindo passar nos respetivos grupos. Já o Andebol Masculino que pela primeira vez alcançou as fases finais, conseguiu atingir a fase a eliminar, fazendo uma fase de grupos brilhante, onde todas as equipas eram muito fortes e equilibradas. Nos quartos de final foram eliminados num jogo muito equilibrado, onde a equipa com mais experiência saiu vencedora.

A academia eborense participou ainda no Campeonato Nacional Universitário de Rugby 7´s Feminino, onde o apuramento para as Fases Finais Universitárias é direto, devido ao número reduzido de equipas. Em Aveiro estiveram presentes 3 equipas (Universidade de Évora, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto) sendo que no campeonato a 3, a equipa de Évora alcançou a 3ª posição.

Sérgio Pereira gestor desportivo da Universidade de Évora, faz o balanço destas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, referindo que “estes resultados são o fruto do trabalho efetuado pela estrutura que organiza o desporto universitário, nomeadamente a Universidade de Évora, os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora e a Associação Académica da Universidade de Évora, que ao longo dos últimos anos tem vindo a trabalhar de forma rigorosa e organizada estabelecendo um padrão de organização que se reflete na excelente representação dos nossos estudantes, técnicos e dirigentes nas competições desportivas universitárias. Obviamente que os resultados são sempre importantes, contundo mais importante é perceber o legado que se vem deixando, tanto na Universidade de Évora, bem como no desporto Universitário a nível Nacional. Aqui tenho de destacar o papel importantíssimo da Associação Académica da Universidade de Évora, contribuindo de forma fundamental para o desenvolvimento do Desporto Universitário, permitindo que se continue a dar passos importantes para um desenvolvimento cada vez mais sustentado do desporto na Universidade de Évora. Por último, quero deixar o meu profundo agradecimento a todos os alunos, técnicos e dirigentes que estiveram em Aveiro a representar a nossa academia, pois são eles os verdadeiros embaixadores da nossa universidade, da nossa cidade e da nossa região, levando sempre com eles os valores do Fair-play, Ambição e Espírito de Conquista”.

Publicado em 04.05.2018