Home / Canais / Academia
Prémio de investigação para CIDEHUS

A investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) foi distinguida com o "Premio de investigación Cronista Alfredo Cazabán 2018" entregue pelo Instituto de Estudios Giennenses de la Diputación Provincial de Jaén, pelo trabalho "Pan y aceite: Arquitectura industrial en la provincia de Jaén. Un patrimonio a conservar".

A investigação debruça-se na questão da arquitetura industrial relacionada com a transformação e armazenamento de cereais na província espanhola de Jaén, analisando o contexto geográfico desta região e a transformação da paisagem agrária desde a antiguidade até aos nossos dias. A investigadora do CIDEHUS, apresenta como estudo de caso, a Fábrica de Massas Leões, designada com esse nome na década de 70 do século XX, atualmente, Polo dos Leões da Universidade de Évora, que adquiriu este espaço simbólico nos anos noventa do século passado, uma referência para a cidade de Évora, dando assim início a um projeto ambicioso - a criação de um polo destinado aos ensinos artísticos na Universidade de Évora.

A este propósito, recorde-se que, entre outros, Sheila Palomares Alarcón foi distinguida pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada da UÉ, com o Prémio de Investigação 2016.

 

Publicado em 02.11.2018