19 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Academia
Editorial
A Universidade de Évora, enquanto instituição pública, tem o dever de manter informados os seus membros e a sociedade que serve sobre a actividade que realiza no cumprimento das sua missão institucional. Mas mais do que um dever, é uma necessidade porque, vivendo essencialmente da interacção e cooperação entre os seus membros e destes com a sociedade, a Universidade só pode funcionar e atingir a plenitude do seu potencial se souber manter abertos os canais de comunicação.

A comunicação é também um factor de coesão e promoção institucional, pelo que o investimento neste domínio é crucial para as instituições de ensino superior. “Saber o que cada um de nós faz e saberem, no exterior, o que nós fazemos” é mesmo, hoje em dia, um elemento estratégico de desenvolvimento e competitividade.

A Universidade de Évora tem vindo a apostar nos recursos de comunicação externa em três eixos essenciais: o Portal, o UELINE (jornal on-line) e a Revista da Universidade – REVUE. Todavia, a eficácia na transmissão da informação impõe a modernização e  diversificação permanente dos meios utilizados. Em simultâneo, temos que criar mecanismos para promover de forma coerente e integrada a comunicação interna e externa, potenciando a sua harmoniosa articulação.

É com base neste princípios que temos vindo a proceder a uma profunda remodelação das várias componentes do sistema de comunicação da academia, o que implica, entre outros aspectos, a reestruturação do sistema informático que suporta a comunicação interna, a qual alimenta o Portal e o UELINE.

O Portal e o UELINE vão ser integralmente renovados na sua apresentação e no reforço das funcionalidades disponíveis, aumentando a interactividade e integrando novos recursos audiovisuais, tornando-os mais eficazes e apelativos na mensagem para abranger novos públicos. Estes instrumentos são a porta de entrada de quem, a curta ou longa distância, nos procura para melhor nos conhecer. Na realidade, queremos que quem nos visita se sinta bem em nossa casa e encontre facilmente aquilo que procura, ou mesmo o que, não procurando agora, lhe pode interessar no futuro.

Decidimos ainda investir num novo recurso comunicacional, em formato de newsletter com edição mensal - a UENews -, por via da qual pretendemos que a Universidade de Évora chegue, de forma proactiva, a um público-alvo mais alargado (empresas, estudantes, ex-alunos, instituições de ensino, etc.), mostrando o que de melhor temos para oferecer em termos de formação,  investigação e prestação de serviços.

De forma complementar, iremos fazer um esforço significativo de racionalização dos “users”, através da criação de novos canais, de forma a que todos tenham acesso às informações fundamentais da vida académica, sem prejuízo da utilização, por  subscrição, de um espaço mais informal para um salutar debate e troca de ideias.

Este é um projecto que vai ser construído por etapas, mas que procuraremos que  esteja plenamente funcional em cada uma delas e que significará um salto qualitativo na forma como a Universidade no seu conjunto processa a sua comunicação. Temos plena confiança no empenho e dedicação e na capacidade técnica das equipas do Gabinete de Comunicação e Imagem e do Serviço de Informática que, de forma coordenada e com entusiasmo, planearam e irão dinamizar este projecto que, estamos certos, irá servirá os superiores interesses da instituição. Precisam, obviamente, e terão seguramente, a franca colaboração da comunidade académica e sua envolvente, pois é nelas que reside a fonte de energia que alimenta o edifício e que lhe dá vida.

Hoje, cumprem-se duas dessas múltiplas etapas que vão concretizar os novos propósitos da comunicação institucional e informal na UÉ. Nasce a UENews e desponta um UELINE renovado. Esperamos que gostem e que participem nestes projectos. Por este duplo lançamento em prol da comunidade e da Universidade, quero agradecer, em nome da Academia, às equipas do GCI e do SI, coordenadas pela Prof.ª Sara  Marques Pereira e pelo Eng.º Joaquim Godinho. Por terem abraçado a iniciativa de o fazer neste dia em que comemoramos um ano da nossa tomada de posse, agradeço em nome da Reitoria o belo presente de aniversário.

Carlos Braumann | Reitor da Universidade de Évora
Publicado em 03.03.2011