23 Setembro 2017
Página inicial / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

“Não desistas” é este ano mote para a celebração do Dia Nacional do Estudante, um lema que pretende chamar a atenção para o fenómeno do Abandono Escolar no Ensino Superior.

Publicado em 24.03.2016

Celebra-se a 23 de março o Dia Internacional da Meteorologia, data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 1950.

Com trinta e uma lições, o “Meteorologia em linha” é um curso on-line, gratuito, que aborda diversas temáticas nesta área científica, desde a caracterização e dinâmica da atmosfera aos processos atmosféricos.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o projeto foi desenvolvido por uma equipa de docentes e técnicos da Universidade de Évora (UÉ), com objetivo de enriquecer as redes de acesso aberto, estas lições abordam todo o conteúdo de uma unidade curricular de Meteorologia de nível universitário, de licenciaturas como Ciências da Terra, Ciências do Ambiente e afins ou de pós-graduações para outras formações científicas, na área das ciências físico-naturais.

Mais informações e registo na página https://versal.com/learn/1fzwaz.

Publicado em 22.03.2016

Nuno Marques, responsável pela empresa Portalimpex, licenciado em Engenharia Agrícola pela UÉ e Mário Carvalho, docente da UÉ e investigador do ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, foram galardoados com o Land and Soil Management Award, prémio atribuído a nível europeu ao projeto mais inovador no desenvolvimento da intensificação sustentável da agricultura, pela European Landwoner´s Organisation (ELO).

Para o investigador, “este prémio é o reconhecimento do trabalho conjunto da Universidade de Évora e dos empresários agrícolas com quem trabalhamos”, onde o trabalho em rede com um conjunto de empresas têm permitido desenvolver e difundir estes sistemas. Para Nuno Marques, “colocar os melhores investigadores e docentes em contacto com a economia real” é a fórmula certa para o progresso de Portugal.

Publicado em 18.03.2016

Na próxima segunda-feira, 21 de março, pelas 16h00, é assinado no Colégio do Espirito Santo da Universidade de Évora um protocolo de cooperação que visa implementar em Évora o projeto “Diabetes em Movimento”, um programa comunitário de exercício para pessoas com diabetes tipo 2.

Publicado em 16.03.2016

Encontra-te com a Ciência é a iniciativa que marca o arranque do Projeto Missão Ciência e Arte, uma parceria entre a Universidade de Évora (UÉ) e a Câmara Municipal de Évora (CME), em colaboração com os Agrupamentos de Escolas da cidade, que pretende transmitir o que é a ciência e o que fazem os cientistas, estimulando nos mais jovens o gosto pela descoberta, nas mais diversas áreas do saber, das artes às ciências e às letras.

Publicado em 15.03.2016

No próximo dia 12 de Março de 2016, pelas 16h30min, será inaugurado o Pólo de Canaviais da Universidade Popular Túlio Espanca, resultado de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora, a Junta de Freguesia de Canaviais e a Casa do Povo dos Canaviais.

Publicado em 04.03.2016

Nuno Marques e Mário Carvalho, galardoados com Land and Soil Management Award, prémio atribuído a nível europeu ao projeto mais inovador no desenvolvimento da intensificação sustentável da agricultura, pela European Landwoner´s Organisation (ELO).

Publicado em 04.03.2016

A Affluenza, através do Núcleo de Estudos Agrícolas Affluenza Agri (NUCLEO AGRI), em parceria com os centros de investigação ICAAM e CEFAGE, da Universidade de Évora, lançou uma plataforma denominada NUCLEO AGRI (http://nucleoagri.affluenza.pt/) dedicada à divulgação de conteúdos diferenciados com origem nos centros de investigação portugueses e internacionais.

Publicado em 02.03.2016

Decorreu no Museu Regional de Beja, dia 24 de fevereiro a assinatura do Protocolo de Colaboração Técnica e Científica para a Valorização do referido museu, celebrado entre a CIMBAL, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Évora.

Publicado em 25.02.2016

No âmbito do protocolo de cooperação assinado em Julho de 2015, entre a Universidade de Évora e a EDP – Distribuição, foram instaladas no Pólo da Mitra as primeiras baterias de apoio à rede elétrica de média tensão que constituem uma solução de armazenamento que utiliza baterias estacionárias de iões de lítio.

 

Publicado em 25.02.2016

Decorreu no passado dia 03 de fevereiro a sessão pública de apresentação do Relatório que identifica as causas do abandono escolar na Universidade de Évora, elaborado por um grupo de trabalho pluridisciplinar composto por investigadores e técnicos da Universidade.

 

 

Publicado em 23.02.2016

A Frontier IP, empresa britânica especializada em comercialização de propriedade intelectual, assinou um acordo com a Universidade de Évora, o primeiro com uma universidade portuguesa, cujo objetivo é potenciar a criação de spin-off’s e assessorar em questões de licenciamento de tecnologia com origem em programas de investigação da instituição de ensino superior.

Publicado em 08.02.2016

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e a Universidade de Évora (UÉ) celebram um Memorando de Entendimento no dia 03 de fevereiro, às 18h00, na Sala de Docentes do Colégio do Espirito Santo,que visa a promoção de atividades conjuntas de investigação, desenvolvimento e formação, em áreas de interesse comum.

Publicado em 03.02.2016

Na quarta-feira, dia 03 de fevereiro, às 15h00, decorre na Universidade de Évora (UE) uma sessão pública onde vai ser apresentado o relatório que identifica as causas do abandono escolar na UE.

Publicado em 02.02.2016

O Prémio Vergílio Ferreira 2016 foi atribuído ao escritor João de Melo. Este galardão incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 20.01.2016

Na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, reúne na Universidade de Évora o júri do Prémio Literário Vergílio Ferreira. Prevê-se que ao início da tarde se saiba já quem será o 20º galardoado.

Publicado em 18.01.2016

José Ramos Horta, Prémio Nobel da Paz (1996), vai estar na Universidade de Évora (UE) no dia 20 de janeiro para falar sobre “Cooperação: Liberdade, Justiça e Paz no Mundo”, uma conferência que decorre no âmbito de um ciclo dedicado ao tema “Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança”.

Publicado em 18.01.2016

A Universidade de Évora acolheu entre os dias 14 e 15 de janeiro o II Encontro de Presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades Portuguesas.

Publicado em 13.01.2016

Caros docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes da Universidade de Évora,
 


Publicado em 05.01.2016

A "Thomson Reuters" publicou no dia 17 de dezembro a sua lista anual dos investigadores mais citados no mundo para o ano de 2015, usando informação sobre publicações científicas publicadas entre 2003 e 2013. A presença destes investigadores altamente citados contribui de forma significativa para os "rankings" internacionais das universidades. No ranking da “Thomson Reuters” que, entre outros serviços prestados, é conhecida por providenciar a famosa “Web of Knowledge” e avaliar anualmente o impacto das revistas científicas, a Universidade de Évora é a única instituição portuguesa destacada na categoria Ambiente e Ecologia através do investigador Miguel Bastos Araújo, coordenador do polo de Évora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBio) e titular da Cátedra ”Rui Nabeiro” em biodiversidade.

Publicado em 21.12.2015