23 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e a Universidade de Évora (UÉ) celebram um Memorando de Entendimento no dia 03 de fevereiro, às 18h00, na Sala de Docentes do Colégio do Espirito Santo,que visa a promoção de atividades conjuntas de investigação, desenvolvimento e formação, em áreas de interesse comum.

Publicado em 03.02.2016

Na quarta-feira, dia 03 de fevereiro, às 15h00, decorre na Universidade de Évora (UE) uma sessão pública onde vai ser apresentado o relatório que identifica as causas do abandono escolar na UE.

Publicado em 02.02.2016

O Prémio Vergílio Ferreira 2016 foi atribuído ao escritor João de Melo. Este galardão incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 20.01.2016

Na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, reúne na Universidade de Évora o júri do Prémio Literário Vergílio Ferreira. Prevê-se que ao início da tarde se saiba já quem será o 20º galardoado.

Publicado em 18.01.2016

José Ramos Horta, Prémio Nobel da Paz (1996), vai estar na Universidade de Évora (UE) no dia 20 de janeiro para falar sobre “Cooperação: Liberdade, Justiça e Paz no Mundo”, uma conferência que decorre no âmbito de um ciclo dedicado ao tema “Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança”.

Publicado em 18.01.2016

A Universidade de Évora acolheu entre os dias 14 e 15 de janeiro o II Encontro de Presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades Portuguesas.

Publicado em 13.01.2016

Caros docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e estudantes da Universidade de Évora,
 


Publicado em 05.01.2016

A "Thomson Reuters" publicou no dia 17 de dezembro a sua lista anual dos investigadores mais citados no mundo para o ano de 2015, usando informação sobre publicações científicas publicadas entre 2003 e 2013. A presença destes investigadores altamente citados contribui de forma significativa para os "rankings" internacionais das universidades. No ranking da “Thomson Reuters” que, entre outros serviços prestados, é conhecida por providenciar a famosa “Web of Knowledge” e avaliar anualmente o impacto das revistas científicas, a Universidade de Évora é a única instituição portuguesa destacada na categoria Ambiente e Ecologia através do investigador Miguel Bastos Araújo, coordenador do polo de Évora do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBio) e titular da Cátedra ”Rui Nabeiro” em biodiversidade.

Publicado em 21.12.2015

O Ministério da Saúde decidiu criar uma coordenação nacional para cada um dos níveis de cuidados (Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Hospitalares e Cuidados Continuados Integrados), com o objetivo de promover a articulação entre os três níveis, bem como o reforço da sua capacidade de intervenção específica. Para o efeito foram convidados pelo Ministro da Saúde três personalidades de reconhecido mérito, as quais trabalharão na dependência direta do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e em articulação entre si. Para a área dos cuidados de saúde primários foi convidado o Dr. Henrique Botelho, para a área dos cuidados hospitalares, o Profº António Ferreira e para a área dos cuidados continuados o Prof. Manuel Lopes, Diretor da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora.

Publicado em 18.12.2015

O Centro Ciência Viva de Estremoz obteve o 3º lugar do "VI Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus" na Categoria II – “projectos em fase de elaboração e/ou planeamento”, com o projecto “Bonecos das Maltezas; títeres de Ciência”, inspirados nos célebres Bonecos de Santo Aleixo

Publicado em 14.12.2015

 

Após os Acordos de Colaboração assinados em 2014 e 2015, entre a Câmara Municipal de Évora (CME), a Universidade de Évora (UÉ) e os Proprietários de edifícios devolutos, estes intervenientes voltam a reunir-se, no dia 2 de Dezembro, para a realização do 1º Encontro de Reabilitação Urbana - Dificuldades e Incentivos. A iniciativa tem lugar ao longo do dia na Sala de Docentes do Colégio do Espirito Santo da UÉ. 

Publicado em 27.11.2015

Os Reitores das Universidades do Algarve, Évora e Nova de Lisboa apresentaram ontem, dia 26 de novembro, na Academia algarvia, a plataforma “Estudos Mediterrânicos, um consórcio universitário”, que visa promover iniciativas de cooperação com universidades, unidades de investigação e centros tecnológicos dos países e regiões do Mediterrâneo.

Publicado em 27.11.2015

A Universidade Autónoma de Madrid e a Biblioteca Nacional de Espanha receberam nos dias 25 e 26 de novembro, o Colóquio Internacional Almada Negreiros.

Publicado em 26.11.2015

João Matos, docente do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora, foi galardoado com o Prémio Instituto Defesa Nacional 2015, pelo seu trabalho de investigação: Do Mar Contra Terra. Mazagão, Ceuta e Diu, primeiras fortalezas abaluartadas da expansão portuguesa.

 

Publicado em 17.11.2015

A Universidade de Évora (UÉ) celebrou no passado mês outubro, em Macau, dois protocolos bilaterais com a Universidade de Yangzhou e com a Universidade de Macau. Paulo Quaresma, Vice Reitor da  UÉ integrou a Comitiva internacional, no âmbito da 2ª mesa redonda sobre a cooperação no ensino superior entre a província chinesa de Jiangsu, Macau e os Países de Língua Portuguesa.

Publicado em 10.11.2015

Foi assinado no passado dia 31 de outubro na Universidade de Évora um memorando de entendimento entre as Universidades do Algarve, de Évora e Nova de Lisboa que visa o estabelecimento de uma plataforma destinada a promover iniciativas diversas de cooperação com as Universidades, Unidades de Investigação e Centros Tecnológicos dos Países e Regiões do Mediterrâneo. 

Publicado em 09.11.2015

SALSA é o acrónimo do primeiro projeto aprovado no âmbito do tópico "Desafio Societal 2 - Segurança alimentar, agricultura sustentável, investigação marinha e marítima e bioeconomia” do Programa Horizonte 2020 coordenado por uma instituição portuguesa. A liderança do consórcio é assumida por uma equipa de investigação do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora (UÉ), liderada pela investigadora Teresa Pinto Correia.

Publicado em 09.11.2015

A Universidade de Évora e o Município de Ponte de Sor assinaram no dia 3 de novembro um protocolo de colaboração que estabelece os moldes de colaboração entre as duas instituições.

Publicado em 04.11.2015

Começou hoje em Madrid o evento tecnológico de referência para o mundo do Ensino, a SIMO EDUCACIÓN 2015, uma ocasião em que se debatem as melhores práticas em termos de tecnologias da Informação e da comunicação ao serviço da educação. A Reitora da Universidade de Évora (UE) está presente, com uma comunicação intitulada “O estado da tecnologia das Universidades de Portugal: o caso da Universidade de Évora”.

Publicado em 28.10.2015

A UÉ inaugurou, no passado dia 23 de Outubro, as instalações do Novo laboratório de Anatomia. 

Publicado em 27.10.2015