19 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

Filipe Ribeiro, investigador do CIDEHUS e Professor Convidado da Universidade de Évora, foi o vencedor da primeira edição do Prémio Nacional de Demografia Professor Mário Leston Bandeira, com o trabalho, Statistical analysis and forecasting of cause of death data - novel approaches and insights, resultante da sua tese de doutoramento.

Publicado em 04.07.2017

A Universidade de Évora, através do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, é a representante de Portugal numa nova rede internacional que reúne investigação experimental em águas europeias, em ambientes doce e marinho.

Publicado em 04.07.2017

O Professor Catedrático Carlos Mota Soares, membro do Conselho Geral da Universidade de Évora, foi agraciado com a Medalha de Mérito da Ciência pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Publicado em 04.07.2017

O primeiro relato de uma amputação punitiva publicado em Portugal e o primeiro a nível mundial a evidenciar, para um mesmo local, a existência de mais do que um caso de punição deste tipo, foi investigado por uma equipa do Laboratório de Antropologia Biológica da Universidade de Évora.

Publicado em 04.07.2017

Integrados em equipas multidisciplinares e respondendo a programas para desenhar distintas tipologias de espaço e em diversas escalas de intervenção, alunos, antigos alunos e professores de Arquitetura Paisagista da Universidade de Évora, têm visto o seu trabalho reconhecido com a atribuição de vários prémios a nível nacional e internacional.

Publicado em 04.07.2017

Criado em 2012, o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora (FASE-UE), tem contado com o contributo de diversos mecenas, que de ano para ano têm vindo a crescer. No ano letivo 2016/2017 foram apoiados 86 alunos, num montante de” cerca de 91.025 euros”, como destaca a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas.

Publicado em 22.06.2017

A assinatura do documento teve lugar no dia 21 de junho, na Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Alentejo, por Paulo Quaresma, Vice-Reitor da Universidade de Évora, Edna Gonçalves, Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos e Felismina Mendes, Diretora da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora.

Publicado em 22.06.2017

A Universidade de Évora é parceira do projeto de cooperação transfronteiriça que visa a valorização integral da Dehesa-Montado, intitulado (PRODEHESA-MONTADO). A jornada de lançamento deste projeto, coordenado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX), decorreu no dia 20 de junho na cidade espanhola de Mérida.

Publicado em 21.06.2017

Coordenado pela Universidade de Évora, o projeto “LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga”, conta com o apoio técnico-científico do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). Com um orçamento global de 3,3M de euros, e duração de 5 anos, está previsto o arranque dos trabalhos para início do mês de agosto.

Publicado em 21.06.2017

Decorre no dia 21 de junho no Jardim do Granito do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UE), a partir das 18h30, uma cerimónia de homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da UE (FASE-UE). Além do reconhecimento público dos mecenas envolvidos, vai  decorrer ainda a entrega de Cartas de Curso de Licenciatura e de Mestrado Integrado e entrega de Cartas de Curso de Mestrado relativos aos anos letivos 2015/16 e 2016/17.

Publicado em 20.06.2017

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, integrou delegação portuguesa liderada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, com vista à promoção da capacidade científica de Portugal na Alemanha. Durante os dias 16 a 17 de Junho, a Reitora da UÉ participou em diversas iniciativas com vista ao debate e definição de políticas e estratégias de investigação e inovação nas áreas das energias renováveis e agricultura de precisão.

Publicado em 19.06.2017

A inauguração do Polo de Barrancos da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora (UPTE/UÉ) está marcada para o próximo dia 1 de julho, numa cerimónia que contará com a presença de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, António Pica Tereno, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos e de Bravo Nico, Diretor da UPTE.

Publicado em 16.06.2017

O Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora recebeu no dia 08 de junho a 2ª Sessão do Roadshow de Boas Práticas de Valorização de Pessoas 2017. A iniciativa, promovida pelo INA - Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, decorre no âmbito de um projeto lançado em 2016 denominado “Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas”, com o objetivo de identificar e partilhar boas práticas de valorização das pessoas ao nível da Administração Pública nacional.

Publicado em 09.06.2017

Foram ontem apresentadas ao Parlamento Europeu a Agenda Ibérica do Conhecimento e Ensino Superior (AICES) recentemente acordada entre os Conselhos de Reitores de ambos os países (CRUP e CRUE), bem como a posição conjunta das Universidades Portuguesas e Espanholas sobre o próximo Programa Quadro (FP9). A audição contou com a presença de Carlos Moedas, Carlos Zorrinho e Soledad Cabezon, Deputados Europeus por Portugal e Espanha, respectivamente.

Publicado em 07.06.2017

Linhas Cruzadas foi tema do desfile de moda que encontrou como passerelle o Colégio dos Leões, no dia 1 de junho.

Publicado em 05.06.2017

Foi ao som da guitarra clássica, tocada pelos alunos Nuno Jesus e João Robim da Escola de Artes da Universidade de Évora, que arrancou o primeiro Congresso Internacional de Redes Sociais. Durante os dias 1 e 2 de junho, a Universidade de Évora, reuniu diversos investigadores, técnicos, alunos e especialistas que desenvolvem a sua atividade no quadro das redes sociais. A sessão de abertura contou com a presença de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, Élia Mira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Saudade Baltazar, em representação do Diretor do CICS.NOVA e de Joaquim Fialho, Comissão Organizadora.

Publicado em 05.06.2017

O Alentejo vai ser a primeira região do país a ter um Observatório de Turismo Sustentável para monitorizar a atividade turística e o impacto social e ambiental do setor. O memorando de entendimento para a concretização do projeto foi assinado dia 01 de junho, na cidade de Évora, Hotel M`ar de Ar Muralhas, entre os cinco parceiros deste Observatório, onde se incluí a Universidade de Évora, no âmbito da Conferência Green Project Awards, dedicada ao Turismo Sustentável.

Publicado em 05.06.2017

A Universidade de Évora assina protocolo de colaboração com a A Tecnidelta, Equipamentos Hoteleiros, Lda, empresa do Grupo Nabeiro - Delta Cafés. A cerimónia decorreu no dia 31 de maio, com a presença de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora e do Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro Delta Cafés.

Publicado em 01.06.2017

O Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, desafiada pela Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ), organizou um workshop, intitulado “Criação de Um Artigo Científico”, que decorreu dia 17 de maio no Colégio Luís António Verney, no sentido de dotar os estudantes da UÉ, de conhecimentos científicos bem como, a forma de os comunicar.

Publicado em 31.05.2017

Promovida pelo Projeto CREATOUR, decorreu nos dias 09 e 10 de maio na sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, a primeira edição do IdeaLab, onde cerca de duas dezenas de participantes, apresentaram as suas ideias criativas, intercambiaram experiências e obtiveram formação especializada nesta área do turismo.

 

Publicado em 31.05.2017