Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

O restauro da pintura portuguesa do século XVI “Quo Vadis?” foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio ”Intervenção em Conservação e Restauro”. A cerimónia pública decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa, na passada sexta-feira, dia 25 de maio.

Publicado em 04.06.2018

João Matos, docente do Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora foi o vencedor do concurso para a reabilitação do Forte de Peniche.

Publicado em 30.05.2018

A exposição “Género na Arte. Corpo, sexualidade, identidade e resistência” da autoria de Aida Rechena, técnica superior da Direção Geral do Património Cultural, ex-diretora do MNAC-Chiado, e Teresa Veiga Furtado, professora e diretora do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, galardoada com o "Prémio Trabalho de Museologia" da APOM - Associação Portuguesa de Museologia.

Publicado em 28.05.2018

António de Sousa, Professor do Departamento de Gestão, da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora assume pela segunda vez a presidência da Companhia das Lezírias, SA, considerada a maior empresa pública agroflorestal do país, com quase dois séculos de existência.

Publicado em 28.05.2018

A Universidade de Évora é uma dos 18 parceiros do DTx Digital Transformation CoLab – Experiencing the Future, um dos 23 laboratórios financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Concurso para a atribuição do Título CoLab, com um orçamento na ordem dos 7,5 milhões de euros.

Publicado em 25.05.2018

A proposta de Carlos Cupeto, professor do Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, «Tabernas do Alentejo – arte e ciência», que tem por lema “O vinho é a única obra de arte que se pode beber”, foi uma das vencedoras do Orçamento Participativo Portugal (OPP).

Publicado em 25.05.2018

Carlos A. Braumann, nascido em Lisboa em 1951, é, desde março de 2018, professor catedrático aposentado da Universidade de Évora, tendo ingressado nesta Universidade em 1975 e nela desenvolvido quase toda a sua carreira académica. A última Lição deste professor de matemática decorreu , dia 23 de maio no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Publicado em 24.05.2018

O Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano foi inaugurado no dia 21 de maio, no sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes. Esta é uma iniciativa do Município de Odemira e da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, que decorre do projeto LIFE Charcos, que tem por objetivo promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais e turistas para a importância dos Charcos Temporários Mediterrânicos, um habitat de grande biodiversidade e riqueza ambiental.

Publicado em 24.05.2018

A RedÉtica e Grupo das Comissões de Ética para a Saúde e das Comissões de Ética do Ensino Superior do Alentejo organizou no dia 22 de maio, na Universidade de Évora, o Seminário Primavera/Verão da Redética | Alentejo 2018, subordinado ao tema "Ética e ética, Política e políticas".

Publicado em 23.05.2018

A Universidade Popular Túlio Espanca comemorou no dia 15 de maio o seu nono aniversário, reunindo, pela primeira vez no mesmo espaço – o auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora -, representantes dos sete polos que constituem esta Universidade Popular, com um programa eclético de atividades culturais e de aprendizagem.

Publicado em 18.05.2018