19 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

A Universidade de Évora acolheu no dia 26 de maio um seminário que reuniu diversos investigadores e técnicos a trabalhar no âmbito de projetos LIFE no Sul de Portugal.

Publicado em 30.05.2017

Durante dez dias a cidade de Évora recebeu uma competição Universitária, contando com a presença de cerca de 300 atletas/estudantes, das mais variadas instituições de Ensino Superior Portuguesas, em diversas modalidades.

Publicado em 30.05.2017

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora, em estreita colaboração com a Re-food, estabeleceram mecanismos de recolha de bens alimentares nas suas unidades de alimentação. Desde o dia 8 de maio a Re-food passou a fazer a recolha dos bens (sobras) nas nossas unidades.

Publicado em 30.05.2017

Uma pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia, foi o palco da  5ª edição do Festival Pedreira dos Sons, entre 26 e 28 de maio.

Publicado em 30.05.2017

Durante dois dias a Universidade de Évora recebeu a nona edição de Aprender no Alentejo, um Encontro Regional de Educação, que desde 2003 reúne diversas instituições da sociedade civil, associações de desenvolvimento local, escolas públicas e privadas, centros de formação profissionais e redes de universidades, onde se incluí a Universidade Popular Túlio Espanca da UÉ, em torno da Educação formal e informal no Alentejo.

Publicado em 30.05.2017

As universidades ibéricas apresentaram, pela primeira vez, uma agenda comum na área do ensino e do conhecimento. A Agenda Ibérica do Conhecimento e Ensino Superior (AICES), acordada entre os Conselhos de Reitores de ambos os países (CRUP e a CRUE), foi aprovada na cimeira de Reitores que decorreu nos dias 28 e 29 de maio em Vila Real. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, esteve presente na reunião de dia 28 de maio, onde foi apresentada a versão final do documento que visa reforçar a cooperação entre Espanha-Portugal nos domínios da ciência e do ensino superior.

Publicado em 30.05.2017

Ana Isabel Loureiro, Mestre em Arquitetura pela Universidade de Évora foi galardoada com o Prémio SECIL Universidades, na edição 2014, com a tese intitulada “Santa Maria Scala Colei, Do processo de entrada”, orientada pelos Professores Pedro Matos Gameiro e Marta Sequeira.

Publicado em 29.05.2017

Entre 24 e 27 de maio, a Universidade de Évora marca presença no Portugal Air Summit, evento dedicado à aeronáutica e à aviação que decorre em Ponte de Sor

Publicado em 23.05.2017

A assinatura do documento teve lugar em Beja, entre diversas instituições, nomeadamente a Universidade de Évora, a AED Portugal, ADRAL, CEIIA, PCTA, CCDRA, Municípios de Évora, Beja e Ponte de Sor, NERE-AE, NERBE/AEBAL, e NERPOR-AE, com o objetivo de estabelecer formas de cooperação e promoção de iniciativas de desenvolvimento relacionadas com o setor aeronáutico na Região Alentejo.

Publicado em 22.05.2017

A Universidade de Évora recebeu no dia 19 de maio, uma visita oficial do Departamento de Educação da Província de Jiangsu, China, que incluiu também responsáveis do Jiangsu Union Technical Institute, da Yangzhou University, do Changzhou Art Vocational College of Jiangsu Province  e do Jiangsu Polytechnic College of Agriculture and Forestry.

Publicado em 22.05.2017

A Universidade Popular Túlio Espanca comemora o seu oitavo aniversário. Para assinalar a data, decorreu hoje, dia 17 de maio, no Colégio Luís António Verney, as cerimónias oficias, reunindo responsáveis e alunos dos Pólos de Alandroal, Canaviais, Portel, São Miguel de Machede e de Viana do Alentejo.

Publicado em 17.05.2017

O “Enoturismo no Alentejo: Turistas, Adegas e Hotéis” foi o título escolhido pelos alunos das Licenciaturas em Turismo; Línguas e Literaturas (Ramo – Línguas e Turismo) e de Geografia da Universidade de Évora (UÉ), para uma conferência, que teve lugar dia 11 de maio no Auditório da Universidade de Évora.

Publicado em 16.05.2017

A Escola de Artes da Universidade de Évora comemora hoje, dia 10 de maio, o seu oitavo aniversário. Para celebrar a efeméride, oferece uma programação diversificada de atividades artístico-culturais abertas à comunidade, que vão desde a música ao teatro, às artes visuais e design, bem como à arquitetura.

Publicado em 10.05.2017

A Universidade de Évora é parceira do projeto “Specialisation Process for the Ecoengineering Sector in the Mediterranean Environment (ECOMED)” – “Processo de especialização para o sector da Engenharia Natural no ambiente Mediterrânico”, através de João Paulo Fernandes, Professor do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e investigador do ICAAM - Instituto Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas. Esta iniciativa pretende avançar o processo de especialização em Engenharia Natural e gerar novas alianças e dinâmicas no sector no quadro da região Mediterrânica.

Publicado em 10.05.2017

A equipa de Futebol 11 da Universidade de Évora, representada pela Associação Académica da Universidade de Évora, sagrou-se pela primeira vez Campeã Nacional Universitária da Modalidade, nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorreram de 24 de abril a 5 e maio de 2017, em Coimbra, vencendo na final a equipa da casa, a Associação Académica de Coimbra por uma bola a zero.

Publicado em 09.05.2017

O repto foi lançado pela UÉ à Câmara Municipal de Viana do Alentejo. Criar uma imagem de promoção do Festival Pedreira dos Sons, realizado em Viana do Alentejo, aos alunos do curso de design da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Publicado em 08.05.2017

O Seminário “Desafios para a investigação no Mediterrâneo: Alimentação, recursos e territórios”, decorreu dia 28 de abril no Pólo da Mitra da Universidade de Évora (UÉ) com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.

Publicado em 04.05.2017

O Projeto ZOM3D - Modelos Metalogénicos da Zona de Ossa Morena, realizou o Curso de Primavera 2017, que decorreu entre os dias 21 e 23 de Abril de 2017.

Publicado em 03.05.2017

A Universidade de Évora (UÉ) assinou um protocolo com a Embaixada de França em Portugal para abertura do centro universitário de exame DELF/DALF na UÉ. A assinatura do documento teve lugar dia 27 de abril no Colégio do Espírito Santo da UÉ, por Silvério Rocha e Cunha, Diretor da Escola de Ciências Sociais da UÉ, e Max Baquian, Diretor do Instituto Francês de Portugal e Conselheiro de Cooperação e Acção cultural.

Publicado em 03.05.2017

A Universidade de Évora (UÉ), recebeu dia 2 de maio o Reitor da Universidade Cesumar (Brasil), Wilson de Matos Silva, que apresentou no Colégio do Espírito Santo, uma conferência subordinada ao tema “Empreendedorismo e Educação”

Publicado em 03.05.2017