Home / Canais / Ciência
Investigação e inovação na UÉ
Universidade de Évora cria Laboratório Acelerador de Investigação em Agricultura

Designa-se Acelerador de Investigação em Agricultura: água e energia, e a designação sintetiza o objetivo deste laboratório recém-proposto pela Universidade de Évora (UÉ): acelerar a investigação em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, em estreita articulação com o tecido produtivo e empresarial da região.

Foi esta a resposta da UÉ a um desafio lançado pelo Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, em articulação com o Ministério da Educação e Ciência (MEC), formalizada, dia 7 de Agosto, através da assinatura de um memorando de entendimento com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), com a qual manteve estreita colaboração no âmbito da estruturação do projeto.

Com financiamento proveniente de fundos comunitários, este centro de excelência contará com uma Comissão Internacional constituída por especialistas na área para apoiar o seu desenvolvimento e consolidação.

Centrado na UÉ, o Acelerador de Investigação pretende potenciar, por um lado, o capital humano multidisciplinar e as infraestruturas preexistentes na UÉ e no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, integrado no SRTT (Sistema Regional de Transferência de Tecnologia) e, por outro, a cultura de desenvolvimento tecnológico e inovação de cariz internacional, através da criação de estímulos à fixação de investigadores de topo.

A capacidade científica da UÉ é o reflexo das necessidades da região eminentemente agrícola em que se insere, com um potencial de crescimento e com um tecido produtivo ímpares. Este centro de investigação de ponta terá o apoio do Governo e contribuirá para a transferência de tecnologia, potenciando, em última instância, a construção de vantagens competitivas regionais no sector agrícola, com vista à melhoria da cadeia de valor e à internacionalização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 27.07.2015