23 Setembro 2017
Página inicial / Canais / Ciência

Ciência

Canal com informação de âmbito ciêntífico.

A empresa alemã de biotecnologia Loewe® Plant Diagnostics, especializada na produção de reagentes para o diagnóstico de patogéneos responsáveis por doenças em plantas, incluiu no seu catálogo para 2012 um novo anticorpo que permite detetar e identificar o vírus OLV-1 (Olive latent virus-1). Este vírus foi pela primeira vez isolado em Itália, depois em citrinos na Turquia, em oliveiras em Portugal e mais tarde em vários países da região do Mediterrâneo, além de tulipas no Japão.

Publicado em 13.02.2012
"O que é, e para que serve a Matemática?" é o tema da próxima Tarde da Matemática, apresentada por António Machiavelo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que  decorre a 3 de Março, pelas 15 horas, no Anfiteatro 1 do Colégio Luís Verney da Universidade de Évora.
Publicado em 09.02.2012

O Encontro Nacional de Estudantes de Física decorre no Colégio Luís António de Verney, de 17 a 19 de Fevereiro.

De 17.02.2012 a 19.02.2012
Colégio Luís António de Verney da Universidade de Évora
O investigador do Centro de Geofísica de Évora, do Centro de Ciência Viva de Estremoz com uma bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia e aluno de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço, Noel Moreira, em conjunto com o Centro, foi este ano distinguido com o Prémio Gulbenkian Estímulo à Criatividade e à Qualidade na Atividade de Investigação. A distinção é entregue hoje na Fundação Calouste Gulbenkian e conta com a presença do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
Publicado em 06.02.2012

O Instituto Português de Energia Solar foi criado hoje na Universidade de Évora com o objetivo de contribuir para a projeção e desenvolvimento deste setor em Portugal, através da transferência de conhecimento entre a academia e as empresas. A escritura pública foi assinada pela UE e pelos restantes 20 associados no Cartório notarial da Horta da Porta. 

Publicado em 31.01.2012
A Idea Puzzle oferece 300 euros ao melhor plano de investigação criado com o software Idea Puzzle no mês de Fevereiro. Este software apresenta-se como uma ferramenta científica para a construção de projetos de tese de mestrado ou doutoramento.
Publicado em 27.01.2012
"Charcos Temporários do Sul de Portugal" é uma obra que ilustra a biodiversidade destes importantes e ameaçados habitats, com particular destaque na sua flora, mas focando também os vários grupos de fauna que aí ocorrem. O livro é coordenado por Carla Pinto Cruz, bióloga e docente na Universidade de Évora. A edição é da responsabilidade da Universidade de Évora, com o apoio da Cátedra Rui Nabeiro Biodiversidade,  ICAAM e CIBIO.
Publicado em 27.01.2012

O 5.º Encontro de pós-graduacão em ciências físicas e da terra da Universidade de Evora em 2011 e os doutoramentos concluídos em 2011 no âmbito das Ciências da atmosfera, terra e espaço são o destaque da última edição do Geoboletim, a folha informativa do Centro de Geofísica de Évora. A distinção do investigador do CGE, Noel Moreira, com o Prémio Gulbenkian de Estímulo à investigação é outro dos assuntos publicados do Geoboletim n.º19.

Publicado em 23.01.2012

A Universidade de Évora acolhe de 16 a 20 de Abril a Semana da Ciência e Tecnologia que engloba várias áreas temáticas, nomeadamente, no âmbito da Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia das Energias Renováveis, Engenharia Mecatrónica, Biologia, Biotecnologia, Medicina Veterinária, Física, Geociências e Ciências Agrárias.

Publicado em 23.01.2012

A Universidade de Évora acolheu o seminário “A energia solar e o futuro”, onde foram apresentadas diversas soluções, produtos e processos para produção de energia solar. Investigadores e empresas certificaram esta energia renovável como moderna, limpa, barata e como um bom investimento.

Publicado em 10.01.2012
O investigador auxiliar Daniele Bortoli contratado no âmbito do Ciência 2007 no Centro de Geofísica de Évora participa na XXVII Expedição Italiana à Antártida, sendo esta a terceira vez que se desloca à região, para prosseguir estudos no domínio das ciências da atmosfera, tendo também integrado já duas campanhas intensivas de medição em regiões do Ártico.
Publicado em 09.01.2012

Maria da Graça Carvalho, antiga Ministra da Ciência e Ensino Superior e Eurodeputada na área da investigação e inovação, esteve na Universidade de Évora para falar do programa quadro europeu de investigação e inovação Horizon 2020.

Publicado em 06.01.2012

O Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional da Química 2011 e do Centenário da Sociedade Portuguesa de Química, Prof. Jorge Calado esteve na Universidade de Évora como convidado do Centro de Química de Évora e do Departamento de Química da Universidade de Évora para a sessão de encerramento do Ano Internacional da Química 2011 na UE.

Publicado em 22.12.2011
Procura do Bosão de Higgs? Que futuro?
No âmbito da rede IDPASC,  decorreu na Universidade de Évora, um encontro para especialistas sobre o tema matéria escura, na qual esteve presente o director de investigação científica do CERN, Prof. Sergio Bertolucci. Durante a conferência entre outras comunicações, foram apresentados os principais resultados obtidos pelas experiências instaladas no CERN durante o ano corrente, e o que está previsto fazer-se nos próximos anos.
Publicado em 19.12.2011

O ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas – criou-se em 1991, no âmbito do Programa CIENCIA, da FCT, Ministério da Ciência e Tecnologia.

Publicado em 19.12.2011
Director de investigação científica do CERN na UE

O Director de Investigação Cientifica do CERN, Sergio Bertolucci, vem à Universidade de Évora falar sobre a física de partículas durante o ano de 2011 e o que se espera conseguir em 2012, e que terá um especial ênfase nos resultados da procura da partícula fundamental, o Bosão de Higgs. A conferência decorre a 18 de Dezembro, pelas 11h30, na sala 131 do Colégio do Espírito Santo da UE.
Publicado em 15.12.2011

A palestra “Dark Universe (O Universo Invisível - O que se esconde para além daquilo que vemos)”, decorre na Universidade de Évora, integrada na Internacional Dark Matter School entre 14 e 18 de Dezembro.   

Publicado em 14.12.2011
A Universidade de Évora está a desenvolver o projecto “Máquina de colheita em contínuo de azeitona”. O equipamento, em versão pré-produção, foi apresentado no olival da Herdade da Torre das Figueiras, em Monforte, onde está a ser desenvolvida a parte experimental, e contou com a presença da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Desenvolvimento do Território, Prof.ª Assunção Cristas.
Publicado em 14.12.2011

A Herdade da Mitra acolhe o passeio micológico “Mundo dos Cogumelos”, na manhã de 17 de Dezembro. Esta iniciativa é uma forma recreativa de conhecer a diversidade de espécies de cogumelos que se formam neste local.

Publicado em 14.12.2011

O Departamento de Matemática da Universidade de Evora, através dos seus docentes e investigadores, ao longo dos últimos anos tem vindo sistematicamente a fazer parte de projectos internacionais (europeus e mundiais) de grande impacto tecnológico e científico. Nalguns casos, estes investigadores têm assumido a coordenação ou pertencem aos "boards" desses projectos como por exemplo o European Network of Computational Astrophysics financiado pela European Science Foundation, o European Network of Ultra Violet Astronomy financiado pela CE e o ChasM33, financiado pela NASA.

Publicado em 12.12.2011