19 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Ciência

Ciência

Canal com informação de âmbito ciêntífico.

O Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora (ICAAM) organiza um workshop de dois dias dedicado ao tema “Conservação da Fauna Piscícola e Mudanças Climáticas em cursos de água de tipo Mediterrânico”, que tem lugar no Colégio do Espírito Santo, entre os dias 20 e 21 de novembro.

Publicado em 01.11.2013
GBIF premeia investigador português com prémio Ebbe Nielsen 2013

Miguel Bastos Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro Biodiversidade da Universidade de Évora, foi distinguido com a atribuição do prestigiado galardão EBBE NIELSEN PRIZE, concedido anualmente pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF).

Publicado em 11.10.2013

"Duas faces da saúde " é o título do Relatório da Primavera 2013, que aponta para a inexistência de melhorias nos cuidados de saúde primários, critica a parca oferta de apoios a doentes em fase terminal e reporta as desigualdades no acesso a cuidados de saúde de qualidade.

Publicado em 18.06.2013

Os desafios que se colocam às unidades de investigação face ao novo Regulamento de Avaliação e Financiamento das Unidades de Investigação a publicar pela FCT e artigos sobre a avaliação e previsão da radiação solar na península Ibérica e os desafios e oportunidades que se colocam no aproveitamento da energia solar em concentradores solares em Portugal Continental, em particular na região Sul do País são os destaques da 23ª edição do Geoboletim, a folha informativa do Centro de Geofísica de Évora.

Publicado em 23.05.2013

Sofia Andringa, investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, esteve na Universidade, a 16 de janeiro, para falar sobre neutrinos, uma partícula subatómica sem carga elétrica.

Publicado em 17.01.2013

Celeste Silva, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora é convidada do programa Sociedade Civil da RTP2, a exibir amanhã, 16 de janeiro, pelas 14 horas.

 

Publicado em 15.01.2013

Se nunca tinha pensado como é possível o ciclo hidrológico funcionar se a água evapora aos 100ºC… e estas temperaturas só muito raramente são atingidas à superfície da Terra!!! Se não sabe o que mantém os cristais de granito juntos!!! Se nunca tinha pensado que as correntes de convecção existem na mesosfera e esta está no estado sólido!!! Se tem dificuldade em perceber o metamorfismo, pois transformações mineralógicas em estado sólido têm algo de… “milagroso”!!! Tudo o que sempre quis saber sobre GEOLOGIA e nunca teve a quem perguntar… Conversas da Terra!

Publicado em 11.01.2013

Helder Cortes, docente do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, foi convidado do programa Sociedade Civil da RTP2, do passado dia 10 de Dezembro. "Dengue: Como Travar?" foi o mote para a conversa. Veja, aqui. (21:00)

Publicado em 12.12.2012
Ciência e Investigação

Os 20 anos de atividade do Centro de Geofísica de Évora são o destaque da última edição do Geoboletim, a folha informativa do Centro de Geofísica de Évora (CGE).

Publicado em 22.10.2012
Universidade e Comunidade

A Cátedra Rui Nabeiro da Universidade de Évora lançou o Museu Virtual da Biodiversidade, uma plataforma online que visa levar a diversidade da fauna e da flora portuguesa, através de imagens, vídeos, jogos, exposições e artigos, a professores e alunos do ensino básico e secundário. A apresentação do “museu” decorreu no Centro educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. 

Publicado em 22.10.2012

Integrado na Semana Europeia da Medicina Veterinária 2012, o ICAAM participou na organização do Seminário "Custos da sanidade animal versus riscos para a saúde pública", que decorreu ontem, dia 11 de outubro, no Colégio da Mitra da Universidade de Évora.

Publicado em 15.10.2012
Ciência e Cooperação Internacional

Heitor Reis e Rui Salgado, investigadores do Centro de Geofísica de Évora (CGE), são os guest editors do “Global Warming Perspectives and New Solutions”, número especial do International Journal of Global Warming.

Publicado em 12.10.2012
Ciência e Cooperação Internacional

Hélia Cardoso, investigadora na Cátedra EU Marie Curie (ICAAM), encontra-se pela segunda vez a desenvolver trabalho de investigação na empresa alemã INOQ GmbH no âmbito do projeto Marie Curie Mobility Actions - Industry - Academia Patherships and Pathways intitulado “A functional marker of commercial AMF isolates for sustainable agriculture“.

Publicado em 11.10.2012

Decorre na Universidade de Évora a 2ª reunião de trabalho do Projeto Europeu EuroGIS-GPS que pretende desenvolver uma metodologia de formação para a utilização integrada dos sistemas GIS-GPS para monitorização de dados de biodiversidade.

Publicado em 04.10.2012
A Universidade de Évora sai de novo à Rua divulgando Ciência

No passado dia 15 de setembro a Universidade de Évora (através dos departamentos de Química e de Geociências e do Centro de Química) mais uma vez apoiou cientificamente o Centro Ciência Viva de Estremoz, na organização da 6ª edição do Ciência na Rua. Menos de duas semanas depois, os departamentos e centros de investigação da Universidade voltam a mobilizar-se na divulgação da Ciência, promovendo uma série de actividades integradas na 8ª edição da "Noite Europeia dos Investigadores".

Publicado em 28.09.2012

Decorreu nos passados dias 20 e 21 de setembro, no Colégio da Mitra da Universidade de Évora, uma formação de GPS-GIS em que participaram Guardas (SEPNA-GNR) e Vigilantes da Natureza (ICNF), membros de ONGs e outros voluntários envolvidos na recolha de dados de biodiversidade.

Publicado em 27.09.2012

Dia 15 de setembro ficou marcado em Estremoz pela 6ª edição do Ciência na Rua um evento anual da responsabilidade do Centro Ciência Viva de Estremoz. Este ano, a Ciência e a Arte juntaram-se com a tarefa de tornar mais simples a Química do nosso dia a dia. Entre as 18:00 e a 1:00 horas, alguns milhares de visitantes participaram nas diversas experiências e assistiram aos espetáculos que artisticamente as representavam.

Publicado em 24.09.2012

Paulo Cézanne Vieira, bolseiro pós-doc do Laboratório de Nematologia do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, ganhou o prémio para o melhor poster apresentado no congresso anual da ONTA, uma reunião internacional de referência na área dos nemátodes parasitas de plantas, no México.

Publicado em 19.09.2012

A oitava edição do Congresso Ibérico sobre Recursos Genéticos Animais/SPREGA-SERGA 2012 reúne em Évora, até 15 de setembro, especialistas ibéricos no estudo da diversidade genética das raças Ibéricas, na sua caracterização produtiva ou demográfica, bem como na gestão, conservação e comercialização dos recursos genéticos animais.

 

Publicado em 17.09.2012

Nos dias 10 e 12 de setembro realizou-se mais uma ação “Os cogumelos e os seus segredos” no âmbito do Programa “Ciência Viva no Verão”. Esta ação foi proposta pelo Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas e coordenada pela Profª Celeste Santos e Silva, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora.

Publicado em 14.09.2012