23 Novembro 2017
Página inicial / Canais / Cultura
Visita guiada ao Convento do Bom Jesus de Valverde
foto: Susana Rodrigues
Visita guiada ao Convento do Bom Jesus de Valverde
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e dos 500 anos do nascimento do Cardeal-Rei Dom Henrique, decorre a próxima visita da Rota das Igrejas d’Évora ao Convento do Bom Jesus de Valverde na Herdade da Mitra, a 21 de Abril.

O Convento do Bom Jesus de Valverde, também conhecido por Conventinho foi fundado pelo Cardeal D. Henrique, em 1540, tendo sido habitado por frades capuchos.

O edifício original sofreu obras de ampliação no primeiro quartel do século XVIII, sendo posteriormente restaurado aquilo que foi destruído pelo terramoto de 1755.

Com a extinção das ordens religiosas em 1834, o Convento é votado ao abandono, ao ponto de a capela ser usada como palheiro e curral.

Apenas quando o edifício passa a ser utilizado para fins educativos é que desponta novamente o interesse pela adequada utilização do Convento. Assim, o edifício passou de Posto Agrário, em 1915, a Escola de Regentes Agrícolas até 1973. Mais tarde foi incorporado no Instituto Universitário de Évora  e em Agosto de 1989 na Universidade de Évora.

O Convento de Bom Jesus de Valverde está classificado como Imóvel de Interesse Público.

A concentração para a visita é às 9:45, no parque de estacionamento da Porta do Raimundo, sendo que a visita guiada decorre pelas 10:30.

A Rota das Igrejas d’Évora é organizada pelo Gabinete de Arquitetura e Património da Arquidiocese de Évora, pela Comissão Diocesana dos Bens Culturais e pela Câmara Municipal de Évora.

Para mais informações sobre a visita clique aqui.

João Barnabé | UELINE
Publicado em 19.04.2012