21 Setembro 2017
Página inicial / Canais / Cultura
On Factory: 2 dias de instalações, workshops e conferências

Decorre entre os dias 31 de maio e 1 de Junho, no Pólo dos Leões da Universidade de Évora, o evento “On Factory – Design e Conceito”, um evento de Design de cariz académico sem fins lucrativos, que acontece pela primeira vez na Universidade de Évora.

“On Factory – Design e Conceito” é organizado pelos estudantes de 3º ano de Design, no âmbito da unidade curricular de Design Interactivo, contando com o apoio de alguns patrocinadores, alunos e professores.

Esta primeira edição tem como objectivo construir um espaço interactivo na perspectiva de divulgação do curso, obtendo conhecimentos das várias áreas de Design. Nestes dois dias têm lugar vários workshops, conferências e instalações interactivas.

Imperdível para aqueles que apreciam criatividade, o evento “On Factory” destina-se a todos os estudantes e profissionais da área, assim como a todos os outros interessados.

O UELine esteve à conversa com Joana Freixo, autora da instalação “TypeSound”, uma obra que teve como ponto de partida a tipografia e a música. Tendo por base a consciência de que tanto a compreensão da tipografia no design, bem como a parte técnica da música são uma falha a colmatar, assim porque não utilizar a estética de uma para compreender a técnica da outra? O resultado é uma projecção de caracteres que surgem à medida que se tecla num piano.

O que é esta instalação e como surgiu?

O Professor João Castro lançou-nos o desafio no início do semestre, dando-nos um briefing no sentido de fazermos uma instalação interactiva, cujo tema-base fosse a Tipografia. Todas as instalações que estão hoje nos Leões, o tema-base é Tipografia. E o meu interesse pessoal por música levou-me a executar esta instalação. A minha ideia é levar as pessoas a perceberem a ligação entre as notas graves e a família tipográfica mais negrita (bold). E conforme as notas vão do mais grave para o mais agudo, a letra em si também fica mais light, mais fina.

Que frutos pensas que pode dar este trabalho?

Eu sei que é possível fazer milhares de aplicações diferentes com isto – não propriamente estas letras, mas fazer surgir outra coisa qualquer. É uma questão de experimentar.

Consideras que o que está patente neste evento é representativo do ambiente geral e da capacidade criativa dos alunos deste pólo?

É. Ninguém estava à espera que o evento tomasse estas proporções, mas, de facto, a turma uniu-se e conseguimos montar esta mostra. Tudo isto é trabalho da turma de Design Interactivo de 6º semestre e do Professor João Castro. Sem estes intervenientes, isto não acontecia. Cada um teve o seu papel neste evento: um grupo tratou dos workshops, outro grupo tratou das conferências e outro ocupou-se dos patrocínios. Portanto, estamos todos a trabalhar para este fim, que são estes dois dias em que decorre o On Factory.

Publicado em 31.05.2013