23 Setembro 2017
Página inicial / Canais / Newsletter

Newsletter

O Programa de Doutoramento em História organiza o Seminário de Apresentação e Discussão dos Projectos de Doutoramento em História

 

Dirigido a alunos de doutoramento em História da UÉ; Orientadores Científicos de Teses; Candidatos a Doutoramento e Alunos do 2º ciclo

Entrada Livre

 

Em 20.05.2016
9:30 | Palácio do Vimioso | Sala 205

A Associação Académica da Universidade de Évora encarou a criação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de uma forma bastante positiva. A criação desta agência, é em nosso entender, o instrumento institucional capaz de garantir a qualidade dos cursos, independentemente da Instituição de Ensino Superior (IES), na fase candidatura ao concurso nacional de acesso.

Publicado em 28.05.2013

A existência de um Sistema Interno da Garantia da Qualidade numa organização, não pode ser considerado como uma moda devendo por isso, ser encarado como um fator distintivo. Numa instituição de ensino superior a avaliação, tornou-se então uma questão incontornável e inadiável.

Publicado em 28.05.2013

Na sequência da auditoria levada a cabo pela CAE no âmbito da avaliação do “Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ)” foi com particular satisfação que verificamos que um dos pontos fortes referidos no relatório é precisamente o Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora (SIIUE): “ O Sistema de informação é sólido, flexível, e está ancorado numa plataforma desenvolvida e controlada internamente, permitindo um elevado grau de desmaterialização da documentação de suporte e automatização dos procedimentos inerentes,…”. Importa referir contudo que para além do SIIUE também o Repositório Digital de Produção Científica e o MOODLE contribuem de forma determinante para os resultados obtidos.

Publicado em 28.05.2013

A Universidade de Évora dispõe de um conjunto de ferramentas de monitorização e de promoção da qualidade no que diz respeito às atividades de investigação e desenvolvimento, algumas delas ainda pouco conhecidas internamente. É esperado que a certificação do SIGQ venha ajudar na sua divulgação.

Publicado em 28.05.2013

As funções de Diretor de Curso, desempenhadas num passado recente, permitiram-me compreender a importância da existência na UÉ de mecanismos que controlassem e garantissem a qualidade dos ensinos. Durante os últimos anos foi evidente o salto qualitativo que foi dado na Instituição nesta matéria, de tal modo que hoje dispomos de uma ferramenta que constitui um fator diferenciador muito poderoso.

Publicado em 28.05.2013

O processo de aprendizagem permanente numa ótica de autoanálise individual e institucional com vista ao alcance de índices de qualidade melhorados no tempo, é um dos objetivos base de qualquer processo de Certificação.

Publicado em 28.05.2013

Tivemos recentemente a notícia de que o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Universidade de Évora (SIGQ-UÉ) foi certificado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Considero esta uma das mais importantes notícias dos últimos tempos no que à organização Universidade de Évora diz respeito. De facto o reconhecimento da qualidade do SIGQ-UÉ constitui-se como um passo decisivo na afirmação da Universidade no contexto da rede de ensino superior, mas também na maior autonomização no que concerne à gestão dos cursos.

Publicado em 28.05.2013

As mudanças políticas, económicas e sociais das últimas décadas colocaram o tema da qualidade das instituições de ensino superior entre as prioridades das políticas de educação pós-secundária. Os governos, na impossibilidade de exercerem o controlo que detinham sobre as instituições, confrontados com a concorrência entre os sectores da educação, da saúde e da segurança social e, ainda, com as maiores exigências das sociedades, entenderam conceder maior autonomia às universidades.

Publicado em 28.05.2013