Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

“Fazer Erasmus” é uma expressão já amplamente conhecida. Frequentemente associada a jovens estudantes universitários que procuram outras latitudes por motivos de educação ou formação é, simultaneamente uma oportunidade paraconhecer outros países e culturas – realidades organizacionais e culturais diferentes das que estamos habituados – constituindo uma experiência encarada pela maioria dos participantes como enriquecedora e marcante. Mas será este programa exclusivo a estudantes? A resposta é não!

Publicado em 16.10.2018

O Encontro de Redes Ibéricas de Escolas Doutorais decorreu hoje, dia 12 de outubro, no Palácio do Vimioso da Universidade de Évora com a presença do Presidente da Comissão Permanente da Conferência de Directores de Escuelas de Doctorado de España.

Publicado em 12.10.2018

O Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UE) apresenta, pelo décimo segundo ano consecutivo, o Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso na Universidade (CPM).

Publicado em 11.10.2018

A Universidade de Évora (UÉ) acolheu no dia 9 de outubro, a Audição Pública com a temática do desenvolvimento sustentável, abrangendo, de forma livre, os subtemas política agrícola, desenvolvimento rural e florestas, mar e pescas, demografia, ambiente e alterações climáticas e modernização da administração. Durante a sessão, representantes de diversas entidades tiveram oportunidade de defender ideias, expor expetativas e apresentar propostas à Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da Estratégia Portugal 2030, presidida pelo deputado João Paulo Correia.

Publicado em 11.10.2018

Eduardo Freitas, estudante do Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais do Departamento de Artes Visuais e Design, da Universidade de Évora, foi o vencedor do Concurso da Residência Artística Tradição>< Contemporâneo, das Oficinas do Convento, em Montemor-o Novo.

Publicado em 08.10.2018

Foi lançada a versão online do primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal, uma ferramenta fundamental para a gestão e conservação das aves selvagens portuguesas.

Mais de 400 espécies de aves registadas, em apenas dois anos, em resultado de um trabalho de campo conduzido por mais de 400 ornitólogos – amadores e profissionais,  que produziu quase quatro mil horas de censo e 150 mil registos, cobrindo três quartos do território nacional, só nas visitas sistemáticas.

Publicado em 04.10.2018

A IX Gala do Desporto da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) decorreu no passado dia 26 de setembro, com o objetivo de destacar o Desporto Universitário na Universidade de Évora (UE). O evento, que decorreu no claustro do Colégio do Espírito Santo, premiou atletas, equipas, treinadores e homenageou um elemento que, de forma exemplar, contribui para a continuação do Desporto Universitário.

Publicado em 04.10.2018

Ontem, dia 3 de Outubro de 2018, o Polo de Barrancos da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora iniciou as suas atividades.

Publicado em 04.10.2018

Foi publicado no passado dia 28 de setembro, o Atlas dos anfíbios e répteis de Angola, a primeira obra do género desde 1895. A obra apresenta-se como uma referência fundamental para o estudo da biodiversidade do país, um dos mais biodiversos do continente, e apresenta dados para quase 400 espécies diferentes.

Publicado em 02.10.2018

Carlos Manuel Rodrigues Vieira, Professor da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora (UÉ), tomou posse como Pró-reitor para a Avaliação Institucional e Qualidade. A sessão de tomada de posse decorreu hoje, dia 1 de outubro, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo.

Publicado em 01.10.2018