Home / Prémios & Distinções

Prémios & Distinções

Prémios & Distinções (investigadores, docentes, alunos, não docentes)

O Prémio Científico, Sesimbra 2017 foi atribuído ao trabalho “Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra” da autoria de Vanessa Antunes, contando com a intervenção de técnicas aplicadas no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

Publicado em 04.06.2018

A tese de doutoramento “Património Ibérico: azulejos hispano-mouriscos em colecções portuguesas e espanholas” de Susana Coentro foi galardoada com o Prémio SOS Azulejo na categoria de Estudos de Materiais, contando para tal, com colaboração do Laboratório Hercules da Universidade de Évora. 

Publicado em 04.06.2018

O restauro da pintura portuguesa do século XVI “Quo Vadis?” foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio ”Intervenção em Conservação e Restauro”. A cerimónia pública decorreu no Museu dos Coches, em Lisboa, na passada sexta-feira, dia 25 de maio.

Publicado em 04.06.2018

João Matos, docente do Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora foi o vencedor do concurso para a reabilitação do Forte de Peniche.

Publicado em 30.05.2018

A exposição “Género na Arte. Corpo, sexualidade, identidade e resistência” da autoria de Aida Rechena, técnica superior da Direção Geral do Património Cultural, ex-diretora do MNAC-Chiado, e Teresa Veiga Furtado, professora e diretora do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, galardoada com o "Prémio Trabalho de Museologia" da APOM - Associação Portuguesa de Museologia.

Publicado em 28.05.2018

A intervenção na «Quinta Alegre» em Lisboa da autoria de Victor Mestre e Sofia Aleixo, docente do departamento de arquitetura da Universidade de Évora, foi pré-selecionada entre as três obras ​finalista​s, tendo sido atribuído o ​​Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018​ na Categoria de Restauro.​

Publicado em 10.05.2018

No âmbito da conferência de apresentação dos artigos vencedores do prémio “Concorrência nos Mercados”, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Associação Mutualista Montepio, um dos trabalhos vencedores foi o artigo “Competition effect on innovation and productivity. The Portuguese case”, da autoria de Anabela Santos (Université Libre de Bruxelles), Michele Cincera (Université Libre de Bruxelles), Paulo Neto (Universidade de Évora) e Maria Manuel Serrano (Universidade de Évora).

Publicado em 08.05.2018

A obra «Casa em Alfama», da autoria de Pedro Matos Gameiro, professor do departamento de arquitetura da Universidade de Évora, obteve um importante prémio europeu de arquitectura, o prémio BIGMAT 2017 na categoria Cidade e Paisagem.

Publicado em 02.05.2018

O projeto «Carnet C10 - Instalação no Mosteiro da Serra do Pilar», da autoria de Marta Sequeira e Pedro Matos Gameiro, professores do departamento de arquitetura da Universidade de Évora é um dos finalistas ao Prémio FAD Arquitectura 2018, um dos mais prestigiados prémios ibéricos de arquitectura.

Publicado em 02.05.2018

O projeto SPARKLE foi galardoado na categoria I&D dos Prémios Vida Rural 2018, uma iniciativa da revista Vida Rural que premeia e celebra anualmente pessoas, empresas e projetos que se distinguem no panorama dos agronegócios em Portugal.

Publicado em 27.04.2018