Home / Prémios & Distinções
Prémio “Brigitte Gedek – Science Award” atribuído a recém doutorado em Ciências Veterinárias da UÉ
Bolseiro do Instituto Ricardo Jorge distinguido em workshop internacional de micotoxicologia

Ricardo Assunção, bolseiro de pós-doutoramento no Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi distinguido com o prémio “Brigitte Gedek – Science Award” atribuído pela “Society for Mycotoxin Research”, no âmbito do 40º Workshop de Micotoxinas, que decorreu, dia 12 de junho, em Munique (Alemanha). Atribuído de forma bianual desde o ano 2000, este prémio distingue contribuições científicas na área da micotoxicologia que se diferenciem pela qualidade excecional.

 

Para a atribuição deste prémio foram tidos em conta os contributos alcançados por Ricardo Assunção na sua tese de doutoramento “Children exposure to multiple mycotoxins through food consumption: a holistic approach for risk assessment”, realizada no DAN, em colaboração com a Universidade de Évora e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM, Universidade de Aveiro). Este trabalho teve como principais objetivos caracterizar a exposição das crianças portuguesas (idade inferior a 3 anos) a múltiplas micotoxinas através da alimentação e determinar a bioacessibilidade das micotoxinas nos alimentos habitualmente consumidos pelas crianças.

Os resultados desta investigação reforçam a importância da implementação de uma abordagem holística para a avaliação de risco de mistura de micotoxinas, em especial quando envolvidas populações vulneráveis como as crianças. As potenciais consequências da exposição intestinal a micotoxinas deverão ser ponderadas principalmente no que respeita às implicações no desenvolvimento de doenças intestinais.

O prémio “Brigitte Gedek – Science Award” conta com o apoio da Professora Doutora Brigitte Gedek, professora aposentada de Bacteriologia e Micologia da Ludwig-Maximilians University of Munich, que esteve presente na cerimónia de entrega deste prémio. Este ano, para além do prémio atribuído a Ricardo Assunção, foi também distinguido o grupo de investigação do Professor Doutor Ludwig Niessen da Technische Universität München(Alemanha).

 

Publicado em 25.06.2018