Home / Canais / Academia

Academia

Canal de informação associada à Academia.

A preocupação cresce à medida que o vírus se alastra na Europa, pelo que face às implicações atuais do Coronavírus, a Universidade de Évora (UÉ) de acordo com o sugerido pela Agência Nacional, decidiu adotar medidas preventivas. Com o intuito de proteger alunos, professores e trabalhadores, são assim canceladas ou adiadas as deslocações no âmbito de mobilidade incoming ou outgoing planeadas para o semestre par de 2019/2020.

Publicado em 27.02.2020

A Universidade de Évora, Universidade de Valência (Espanha) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) organizam a IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education - “Students & Teachers. Elegendo o tema da relação entre o ensino e a aprendizagem dando particular relevo aos seus atores fundamentais, ou seja, estudantes e professores, esta conferência internacional decorrerá na Universidade de Évora nos dias 23 e 24 de abril de 2020.

Publicado em 26.02.2020

Há 10 anos, a 20 de fevereiro de 2010, ocorreu na ilha da Madeira um evento de precipitação extraordinariamente elevada que esteve na origem de deslizamento de terras com grandes perdas materiais e uma enorme tragédia humana. O estudo desenvolvido no Instituto de Ciências da Terra, (IST), Universidade de Évora, (UÉ) em colaboração com o IPMA, melhorou, entre outros parâmetros, o entendimento sobre os diferentes ambientes atmosféricos.

Publicado em 26.02.2020

Há novas ofertas de Estágio Profissional no Programa de Bolsas do Santander Universidades. Os estudantes finalistas e recém-diplomados (até 2 anos) da Universidade de Évora (UÉ) podem, através deste programa, usufruir de uma bolsa de estágio profissional de três meses, em várias áreas de atividade e diversos pontos do País.

Publicado em 21.02.2020
Seminário "Calor de processo solar na indústria: Tecnologias, aplicações, investigação"

As potencialidades de aplicação da energia solar térmica no calor de processo na indústria foram o tema do seminário “Calor de processo solar na indústria: Tecnologias, aplicações, investigação”, organizado por Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), Ordem dos Engenheiros (OE) e Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que decorreu dia 7 de fevereiro, na sede da OE, em Lisboa.

Publicado em 20.02.2020

Estudo conduzido por equipa de investigação da Universidade de Évora aponta para a possibilidade de estimar a probabilidade de ocorrência e as regiões onde os incêndios florestais podem ser originados naturalmente por raios. A investigação coordenada pelo investigador Rui Salgado enquadra-se nos objetivos do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO).

Publicado em 20.02.2020

A Universidade de Évora integra o consórcio "Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora" (LVpDÉ), um projeto que tem como foco o centro histórico da cidade e que visa a implementação e demonstração de soluções tecnológicas inovadoras ligadas aos setores dos transportes e mobilidade, da promoção da eficiência energética e do espaço urbano eficiente.

Publicado em 19.02.2020

Numa altura em que a União Europeia se prepara para adoptar, ainda este ano, uma Estratégia para a Igualdade entre Homens e Mulheres, Adriana Martins Frias, leitora de espanhol do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora (UÉ), e Liz Maria Telez de Sá Almeida, doutoranda do Departamento de Linguística e Literaturas da UÉ, em entrevista conjunta, recordam que “o género é a construção social e cultural do feminino e do masculino”, pelo que “haverá múltiplas ideias que irão condicionar as oportunidades, as relações sociais, as expectativas sociais de homens e mulheres”. Assim, ambas entendem que “o género é produto de um processo social e não forma parte de questões biológicas”, motivo para entender que este conceito deverá ser "repensado e transformado”. 

Publicado em 18.02.2020

Está aberto o período de inscrição nas provas de avaliação para Maiores de 23. Consiste numa fase única e as candidaturas devem ser submetidas online, até 8 de maio de 2020, em formulário próprio, sendo requerido registo prévio.

Publicado em 13.02.2020

A Universidade de Évora (UÉ) tem abertas, até 27 de março de 2020, as candidaturas para os Estudantes Internacionais, que pretendam ingressar nos curos de Licenciatura ou Mestrado Integrado, no ano letivo 2020/2021.

Publicado em 13.02.2020