Home / Canais / Academia
Elvira Fortunato na UE

"A (R)Evolução dos Materiais no século XXI” é o tema da próxima tertúlia “Química e Sociedade” cuja convidada é a Prof.ª Elvira Fortunato, uma das melhores investigadoras a nível mundial na área da electrónica transparente. A tertúlia realiza-se a 25 de Março, pelas 18horas, no Anfiteatro 4 do Colégio Luís Verney.

Professora do departamento de Ciências dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa e Directora do Centro de Investigação em Materiais que integra o I3N (Laboratório Associado | Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação), Elvira Fortunato tem recebido numerosos prémios e distinções, entre eles o "Prémio European Research Council
2008", tendo sido condecorada pelo Presidente da República em 2010.

Sinopse da Tertúlia: Hoje em dia estamos a viver uma época riquíssima em termos das novas e fascinantes descobertas que têm sido feitas na área dos materiais com a consequente importância nas mais variadas áreas que vão desde as ciências da saúde passando pela energia até às ciências da comunicação.
Nesta tertúlia irá falar-se um pouco sobre a utilização de materiais que têm sido utilizados pelo homem desde praticamente a sua existência e como esses mesmos materiais, à base de óxidos ou mesmo celulose, são hoje utilizados como materiais da electrónica com todas as vantagens que acarretam, quer em termos ambientais, quer em termos económicos.

 

Fotografia gentilmente cedida por Paulo Alexandrino.

A investigadora Elvira Fortunato no seu laboratório e com a familia na Costa da Caparica. Para Readers Digest Portugal, edição Janeiro 2009. ©Paulo Alexandrino

Copyright ©Paulo Alexandrino

 

Publicado em 22.03.2011