Home / Canais / Academia
Sessão de Apresentação do livro "Contra a Arquitectura" de Franco La Cecla

Sessão de Apresentação do livro "Contra a Arquitectura" de Franco La Cecla 

30 de Março de 2011, pelas 16 horas, no Hall de Entrada do Edifício dos Leões da Universidade de Évora.

Por ocasião do lançamento da tradução portuguesa do livro "Contra a Arquitectura", da Editora Caleidoscópio, o autor, Franco La Cecla, vem à Universidade de Évora apresentar uma conferência, mostrando o seu ponto de vista antropológico sobre a arquitectura, sendo apresentado pelo Prof. João do Departamento de Arquitectura da UE. 

Organização: Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) e Departamento de Arquitectura da UE

Sinopse: Nunca como hoje a arquitectura esteve tão na moda. Nas revistas, nos jornais, na televisão, as obras das superstars da arquitectura são objecto da curiosidade de leitores que antes eram completamente incultos na matéria. E porém, nunca como hoje a arquitectura esteve tão distante do interesse público: incide pouco e mal sobre a melhoria da vida das pessoas. Às vezes até piora as condições do habitar.

Isto acontece porque a arquitectura se tornou num jogo auto-referencial, absolutamente centrada na “assinatura”, na genialidade do arquitecto, genialidade que é cotada na bolsa da moda da mesma maneira que uma qualquer marca.

A arquitectura possui uma grande influência, para o bem e para o mal, sobre as condições do habitar numa cidade. Os arquitectos porém refugiam-se numa dimensão artística que os exclui de qualquer responsabilidade. Infelizmente são, por vezes, chamados a resolver  partes inteiras de cidade, missão que muitas vezes desempenham com incompetência, superficialidade e convencidos que se trata de um jogo formal. Mas as cidades funcionam de outro modo: são o território profundo onde age o subconsciente colectivo, são o lugar de pertença e de conflitos.

Este livro convida a abandonar as arquistar ao seu egoísmo e a aceitar que a arquitectura tenha esgotado a sua função. Hoje é preciso algo mais, sobretudo na situação de emergência em que as cidades e o ambiente se encontram, correndo o risco de se tornarem cada vez mais inabitáveis.

Sobre o conferencista: Franco La Cecla ensina Antropologia cultural na Universidade Vita e Salute San Raffaele de Milão e no Politécnico de Barcelona. Ensinou Antropologia durante muitos anos na Faculdade de Arquitectura da Universidade IUAV de Veneza. Foi consultor do Renzo Piano Building Workshop e de Barcelona Regional. Fundou a A.S.I.A. (Architecture Social Impact Assessment), uma agência para avaliar o impacto social das obras de arquitectura. Entre os seus livros: Perdersi (Laterza 2005); Mente Locale (Eleuthera 2004); Surrogati di presenza. Media e vita quotidiana (Bruno Mondadori 2006) e, para a editora Bollati Boringhieri, Jet-lag (2002).

 

Em 30.03.2011
16:00 | Hall de Entrada do Edifício dos Leões da Universidade de Évora