Home / Canais / Academia
Exposição: "Dádivas" de Aninha Duarte

Exposição: "Dádivas" de Aninha Duarte

18 de Abril a 6 de Maio de 2011, das 9 às 19 horas, no Corredor da Biblioteca Geral (Colégio do Espírito Santo da UE).

Introdução: A presente mostra expõe uma pequena fração de uma pesquisa teórica e plástica que ilumina histórias de graças e milagres materializados nos chamados “ex-votos”,  representados por meio da linguagem da pintura, do desenho, da escultura, da fotografia e de demais objetos “meras coisas”. As imagens aqui apresentadas fazem parte do arquivo fotográfico dessa pesquisa. Selecionou-se  para esse momento  imagens de alguns reconhecidos centros de peregrinações, salas de milagres e de ex-votos.

Mostra-se também, criações poéticas advindas das investigações feitas nesses espaços balizados por símbolos e signos de Fé. São nesses espaços  que se nutre o meu processo criativo e invetiga-se as diversas questões, tais como: Presença-Ausência, Representação-Presentificação, Sumulacros, Mimetismo, Corpo, Doença, Prótese, Dor, Vida  e Morte.

“Sou um homem por minhas mãos, meu ventre, meu coração de carne, meu estômago cujos nós me aproximam da putrefação da vida”- Antonin Artand

Sobre a autora: Artista plástica Brasileira, Professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutoranda em História Social - PUC/SP- (Orientadora - Prof.ª Yvone Dias Avelino - Bolsista CAPES - Bolsa de Estágio PDEE - Na Universidade de Évora - (Co-orientação - Prof.ª Laurinda Abreu).

Organização: CAPES e Biblioteca Geral da Universidade de Évora

Informações e Contactos:

Biblioteca Geral da Universidade de Évora

Colégio do Espírito Santo da UE

Largo dos Colegiais, n.º 2, 7002-554 Évora

Tel.: 266 740 823

Email: secbib@bib.uevora.pt

www.bib.uevora.pt

Em 06.05.2011
9:00 - 19:00 | Corredor da Biblioteca Geral (Colégio do Espírito Santo da UE)