Home / Canais / Academia
Raças autóctones de suínos da Europa em livro

O estudo técnico e científico sobre características de 20 raças suínas autóctones da Europa, incluindo duas nacionais (Alentejana e Bísara), está agora disponível no livro “European Local Pig Breeds – Diversity and Performance (A study of project TREASURE)”, com participação da Universidade de Évora (UÉ).

Os investigadores do projeto TREASURE: “Diversidade de raças suínas locais e seus sistemas de produção para a obtenção de produtos tradicionais de alta qualidade e fileiras suínas sustentáveis”, apresentam também dados sobre raças de Espanha, da Eslovénia, Alemanha, Sérvia, Croácia, França, Itália e Lituânia.

O capítulo dedicado ao estudo do porco Alentejano foi elaborado pelos investigadores do Instituto de Ciência Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da UÉ, Rui Charneca, José Martins, Amadeu Freitas, José Neves e José Nunes, do Instituto de Agricultura da Eslovénia, Nina Batorek-Lukač e pelos técnicos da Associação Nacional dos Criadores do Porco Alentejano (ANCPA), Hugo Paixim e Pedro Bento.

A Universidade de Évora participou em várias linhas de investigação do TREASURE destacando-se aqui, as ligadas à caracterização genética do porco alentejano e de análises de expressão genética do porco alentejano e porco bísaro, bem como um estudo inovador com suínos cruzados de porco alentejano com porco bísaro (performance e qualidade da carne e gordura).

No seguimento desse estudo foram elaborados produtos transformados (Paios) com baixo de teor de sal que foram analisados e comparados com os de teor normal de sal. Até ao momento, existem 34 “outputs” científicos e técnicos (capítulo de livro, artigos científicos, comunicações orais e em poster, entre outros) com autoria ou coautoria dos investigadores da Universidade de Évora envolvidos neste projeto. 

A história e estado atual (censo); características fenotípicas/morfológicas; localização geográfica e sistemas de produção; organizações para a produção, monitorização e conservação; performance produtiva (reprodução, crescimento, composição corporal e características das carcaças, qualidade de carne e da gordura), o uso da raça e principais produtos, constituem os restantes capítulos dedicados a cada uma das restantes raças.

O projeto TREASURE, financiado em 3.395.985 euros pelo Programa de Investigação e Inovação Horizon 2020 da União Europeia, conta com 25 parceiros europeus, nomeadamente Centros de Investigação e Universidades, faz uma abordagem global e multidisciplinar, que reúne tradição e inovação com o fim de promover não só a sustentabilidade económica e ambiental das raças suínas autóctones europeias e seus sistemas de produção, mas também a melhoria do bem-estar animal, a obtenção de produtos de elevada qualidade organolética e saudáveis, a aceitação dos produtos pelos consumidores e o aumento do seu mercado potencial.

O livro foi publicado em edição papel, mas pode consultar e descarregar de forma livre e gratuita no link do portal da editora IntechOpen. 

Publicado em 18.03.2019