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Programa TEIP em seminário na UÉ

O Programa TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, uma iniciativa governamental de prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos, foi apresentado no passado dia 15 de março na Universidade de Évora (UÉ), pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa.

Para o Secretário de Estado da Educação a identificação deste tipo de escolas, não agrupadas que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, “constituiu um passo importante no sentido de afetar recursos diferenciados a escolas que mereciam uma intervenção dedicada, com reforço de mediadores, psicólogos e de outros recursos humanos e materiais”, referindo ainda, entre outros aspectos que a “atividade docente numa escola TEIP não é igual à exercida noutros territórios, em contextos mais favorecidos.”

O trabalho em rede e em micro-rede desenvolvido por estas escolas foi outro dos temas em destaque neste seminário que deu a conhecer dois casos de sucesso deste Programa, nomeadamente, o Agrupamento de Escolas de Santo António, Barreiro e “uma escola em transformação” em Azeitão. O Secretário de Estado espera que, até ao final do ano, haverá instrumentos de trabalho que permitam avançar para a fase seguinte deste programa para continuar “na vanguarda da construção de uma escola verdadeiramente inclusiva”.

Cesaltina Pires, Vice-Reitora da Universidade de Évora referiu a importância deste  Programa “por não deixar ninguém impedido, por motivos económicos, pelo contexto sócio-cultural desfavorável, por motivos físicos ou quaisquer outros que sejam propiciadores de exclusão, de perseguir o futuro a que deve ter direito e assim se tornar um cidadão pleno”, relembrando a responsabilidade do Estado, da Escola e das Universidade Públicas, que “devem fazer tudo o que está ao alcance, como é sua missão, para contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa”.

Recorde-se que o Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada em escolas localizadas em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.

Publicado em 18.03.2019