Home / Canais / Academia
FLAUTUÉ traz a Évora alguns dos mais prestigiados músicos internacionais

O Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ) faz acontecer, nos próximos dias 1, 2 e 3 de Abril, o 4º FLAUTUÉ. Christian Studler, Monika Streitová, Istvan Matuz, Khatarine Rawdon e Francisco Barbosa, são os convidados da quarta edição deste festival que inclui masterclasses, concertos, palestras e workshops.

À semelhança das edições anteriores, a quarta edição do festival contará com um painel de palestras sobre os mais variados temas ligados à flauta. As palestras estarão divididas em duas secções, contando a primeira com o contributo dos participantes no Flautué e a segunda com o contributo musicológico dos investigadores do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM-UÉvora). Este segundo painel de conferências está inserido no âmbito do projecto PASEV "Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora (1540-1910)", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Alguns aspectos da técnica estendida da flauta transversal (István Matuz); Estudo sobre Theobald Böhm: contributo para a (re)construção do ideal interpretativo do repertório romântico para flauta transversal (Ana Sofia Vila Franca; O estudo de escalas alternativas no ensino secundário da flauta transversal (André Cameira); A importância da posição correcta do pescoço e da cabeça para a sonoridade da flauta transversal (Ana Lucas); A Flauta Transversal no contexto da Música Moderna: repertório relevante para a aprendizagem no Ensino Secundário (Gabrielle Silva); O tratamento musical da flauta na missa de Francisco José de Assis: algumas questões de retórica musical. (Rita Faleiro); A presença do pífaro na paisagem sonora da Guerra da Restauração: as campanhas no termo de Évora em 1663. (Luís Henriques); Cantabat mœstis tibis funeribus: O uso da flauta no repertório fúnebre dedicado às exéquias reais ibero-americanas (1700-1826) (Rodrigo Teodoro de Paula), constituem o tema das conferências organizados no âmbito deste festival. 

Para além dos workshops, e palestras, haverá outros momentos de partilha e apresentações; destaca-se, no dia 01 de Abril, pelas 14h, a apresentação das obras para flauta de Ricardo Matosinhos e no dia 2, pelas 18:30, o concerto multimédia com Brigitte Schuermans. Às 21:30 do mesmo dia, os professores convidados do festival apresentar-se-ão em concerto. Já no dia 3 será possível assistir, pelas 18:00, à apresentação do livro “A new approach to the art of flute playing”, de Francisco Barbosa, que contém exercícios de flauta da autoria do próprio. Este livro é patrocinado pela Sociedade de Flauta Britânica e pela BFS Magazine. Segue-se o ensio geral do FLAUTUÉ ENSEMBLE, que será dirigido às 20h, no Concerto Final, pelo Maestro Jean-Sébastien Béreau. Neste concerto final, a par do Ensemble, ter-se-á a possibilidade de ouvir peças a solo pelos participantes do Festival.

Destinado sobretudo a alunos dos vários níveis de aprendizagem, ensino básico, secundário e superior – licenciatura, mestrado e doutoramento -, a organização e coordenação geral está a cargo de Monika Streitová e André Cameira, Professores da Classe de Flauta Transversal da Universidade de Évora. O evento conta com diversos apoios por parte da Universidade de Évora, como o CESEM-Universidade de Évora, a Escola de Artes  e Associação Académica

Programa aqui.

 

Publicado em 21.03.2019