Home / Canais / Academia
Fonte: Miguel Araújo
Miguel Araújo recebe Prémio Pessoa

O investigador Miguel Bastos Araújo recebeu esta segunda-feira, dia 20 de maio, o Prémio Pessoa 2018. O galardão foi entregue pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada na Culturgest, em Lisboa.

Miguel Bastos Araújo, investigador do CIBIO-InBio da Universidade de Évora, apelou que os governos “devem revelar coerência entre as suas políticas sectoriais” porque, na sua opinião, “não faz sentido ouvir membros de governos falar com bonomia de negligenciáveis perdas de biodiversidade para justificar práticas agrícolas desreguladas próprias do século passado”, uma crítica deixada pelo investigador à aposta no olival intensivo e superintensivo, nomeadamente no Alentejo, que apresenta, entre outras riscos, a mortalidade de aves. O investigador recorda que “já não vamos a tempo de evitar uma crise climática e biológica no planeta”, onde, “a escolha que temos de fazer é entre enfrentar impactos graves ou muito graves”.

Para a Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, a atribuição do prémio, “para além de ser evidentemente justa, reconhece a importância não só do cientista, como também reconhece a relevância da área científica Alterações Climáticas e Biodiversidade no mundo atual, tendo sido por estes motivos que a UÉ propôs a sua candidatura, e é com orgulho que vê esta distinção ser atribuída”.

Miguel Bastos Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro de Biodiversidade (a primeira Cátedra financiada com fundos privados em Portugal) e Diretor do Polo de Évora do Laboratório Associado InBIO, é internacionalmente reconhecido como líder científico em biogeografia, macroecologia e modelação ecológica, tendo-se destacado pela originalidade e impacto da sua investigação nas áreas da biodiversidade e das alterações climáticas globais. Conta com mais de duzentos títulos científicos publicados, um dos cientistas portugueses mais citados em prestigiadas revistas internacionais, citado em mais de 20 mil artigos científicos de acordo com o ranking elaborado anualmente pela Clarivate Analytics.

Publicado em 21.05.2019