Home / Canais / Academia
SeventIMCO: Conferência Internacional de Meiofauna apresenta os novos avanços científicos na Universidade de Évora

A edição de 2019 da 17th International Meiofauna Conference- SeventIMCO tem como anfitrião o MARE e irá juntar em Portugal especialistas em meiofauna de todo o mundo entre 7 e  12 de Julho de 2019, no Grande Auditório da Universidade de Évora.  Será uma conferência histórica porque irá celebrar o seu 50º aniversário.

Numerosos estudos evidenciam a importância funcional das comunidades de meiofauna nos ecossistemas aquáticos, desde das bacias hidográficas até aos ambientes do mar profundo. O tema geral e abrangente desta conferência é  “Meiofauna in a changing world: Meiofauna ecosystems processes and innovative methodological tools to translate complex interactions of marine and freshwater ecosystem” . O reconhecimento da importância ecológica da meiofauna é cada vez maior, os diferentes organismos destas comunidades biológicas possuem elevada representação na biodiversidade e têm um papel determinante no funcionamento e no bom estado ambiental dos ecossistemas aquáticos,  com particular destaque para os ecossistemas estuarinos e marinhos. Recentemente tem sido reconhecido o seu papel como “comunidade modelo” para a compreensão dos processos de ecologia marinha em diferentes habitats nomeadamente nos sedimentos do mar profundo. Numerosos estudos têm sido desenvolvidos, com objetivo de avaliar as respostas destas comunidades a alterações ambientais, como por exemplo os impactos dos equipamentos de elevada tecnologia da exploração mineira dos fundos marinhos ou os efeitos dragagens nos fundos costeiros.

O programa de trabalhos do SeventIMCO inclui 7 palestras de investigadores de grande reconhecimento internacional e com especialização em  meiofauna de água doce, estuarina e de mar profundo: Jeroen Ingels (Universidade da Florida, EUA), Federica Semprucci (Universidade de Urbino, Itália), Sofia Derycke (Instituto de Agricultura e Pescas, Bélgica), Michaela Schratzberger (CEFAS, Reino Unido), Olav Giere (Universidade de Hamburgo, Alemanha), Nabil Majdi (Universidade Bielefeld, Alemanha) e Paulo Fontoura (Universidade do Porto, Portugal). Serão ainda apresentadas 74 comunicações orais e 78 em painel, provenientes de investigadores de 34 países diferentes e cujas contribuições se enquadram em tópicos emergentes da investigação em meiofauna:

• Advances in taxonomy, phylogeny and biogeography.

• Meiofauna biodiversity patterns and ecosystem interactions (including freshwater,

estuarine coastal and ocean, deep sea and frontiers ecosystems).

• Meiofauna in a changing world: meiofauna response to natural and anthropogenic pressures.

• Methodologic advances in meiofaunal studies: New tools and analytical and experimental approaches.

• Meiofauna and Science communication to Society.

O evento é organizado pelo MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Universidade de Évora e pela IAM (Associação Internacional de Meiofauna) tendo ainda o apoio institucional da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e do ICAAM.

A Associação Internacional de Meiofauna (IAM) atribuiu ao grupo do MARE-Universidade de Évora, a organização da 17ª edição da Conferência Internacional de Meiofauna como reconhecimento do trabalho de investigação consistente  desenvolvido nesta Universidade, tanto em sedimentos estuarinos como em sedimentos marinhos de maior profundidade (v.g. vulcões de lama submarinos, Canhão da Nazaré).

Mais informações em http://www.seventimco.uevora.pt/ .

 

Publicado em 27.06.2019