Home / Canais / Academia
UniGOV reunido em Évora para melhorar as práticas de governança das IES da Palestina

No âmbito do projeto UniGov (Improving Governance Practices and Palestinian Higher Education Institutions), coordenado pela An-Najah National University (ANNU), a Universidade de Évora (UÉ) acolhe de 03 a 05 de setembro, os parceiros europeus de Itália, Irlanda, Portugal e Eslovénia e parceiros da Palestina com o objetivo de discutir e implementar políticas de gestão com base na experiencia da academia alentejana.

Ajudar as instituições de ensino superior da Palestina a melhorar a estrutura de 'governance', de forma a apurar a qualidade global do ensino, é o principal objetivo deste projeto co-financiado pelo Programa  Erasmus + da Comissão Europeia, que conta com a colaboração da Universidade de Évora. A equipa liderada na UÉ por Soumodip Sarkar, Vice-reitor da Inovação, Cooperação e Empreendedorismo da UÉ, “procura abordar as fragilidades nos sistemas de governação existentes nas Instituições de Ensino Superiores da Palestina, ao estabelecer um estudo comparativo com universidades europeias de referência”. O projeto procura desta forma “estabelecer uma estrutura de governança e adotar práticas inovadoras para melhorar as estruturas existentes”.

 No decorrer do projeto foi desenvolvido pela Universidade de Siena, “uma ferramenta de diagnóstico para ser usada nas etapas de desenvolvimento, a fim de fornecer uma compreensão clara sobre as práticas atuais de governança das universidades, membros do consórcio dos países parceiros”.

 As entidades Parceiras do projeto são: ANNU, Na-Najah Natational University Palestine (coordenador); BZU, Bizeit University Palestine (palestina); IUG, The Islamic University of Gaza (Palestina; AAUJ, Arab American University Jenin (Palestina); UNISI, Universitá di Siena (Itália); UL, University of Liubliana (Eslovénia); UCC, University College Cork (Irlanda); UNIMED, Mediterranean Universities Union (Itália) e Universidade de Évora (Portugal).

Publicado em 04.09.2019