Home / Canais / Academia
Ciência da Universidade de Évora invade Praça do Giraldo, em Évora

Évora recebeu pela primeira vez a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que se realizou no dia 27 de setembro, com uma mostra científica organizada pela Universidade de Évora (UÉ) em plena Praça do Giraldo, local emblemático da cidade Património Mundial da Humanidade.

António Candeias, Vice-Reitor para a Investigação e Desenvolvimento da Universidade de Évora mostrou-se “muito satisfeito” por esta iniciativa decorrer em Évora, considerando a NEI “um projeto fantástico” por potenciar “dinâmicas muito interessantes entre a população, os cientistas e os jovens investigadores”. O Vice-Reitor da UÉ espera agora que Universidade de Évora continue envolvido neste projeto europeu de divulgação de ciência e regresse com novas edições na NEI para Évora.

O Programa, com aproximadamente 40 atividades, na sua maioria interativas, nas áreas da arqueologia, química, geologia, biologia, história, paleontologia, entre outras, contemplou ainda a projeção de documentários, uma exposição sobre os resíduos plásticos, intitulada "Plastoceno: a era do plástico", uma exposição de fotografia de Jerónimo Coelho, "A loja de dentro para fora" e visitas guiadas orientadas por cientistas. Para além da Loja dos Sonhos, uma biblioteca itinerante da Câmara Municipal de Évora, juntaram-se à iniciativa a fábrica da Embraer e o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Évora.

Coordenada pela Universidade de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Évora, a NEI enquadrou-se no projeto “Ciência na Cidade”, que levou à população da cidade e aos muitos turistas presentes, uma mostra científica organizada pelos diversos Centros de Investigação da academia alentejana.

Publicado em 03.10.2019