Home / Canais / Academia
Menção Honrosa do Prémio Archiprix Portugal 2019 para Arquitetura da UÉ

A investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado em Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora de Hugo Pires, antigo aluno da UÉ,  com o título "Enquadramento como Processo Arquitectónico: Critérios, Escala e Proporção", foi distinguida com Menção Honrosa do Prémio Archiprix Portugal 2019 com Dissertação de Mestrado em Arquitetura.

A cerimónia de entrega das distinções decorreu no dia 1 de junho de 2019 na Casa da Arquitetura em Matosinhos onde foi ainda inaugurada a exposição dos trabalhos finalistas do Prémio Archiprix Portugal 2019, e lançado o livro do anuário Archiprix onde são incluídos os projetos dos finalistas, entretanto disponível na Biblioteca Jorge Araújo da UÉ.

“Enquadramento como processo arquitectónico: critérios, escala e proporção”, procura fazer uma análise e pesquisa de um processo de concepção arquitectónica com especial foco nesses três factores que influenciam, e são influenciados, pelo contexto. A reflexão teórica que se pretende desenvolver em paralelo com o desenvolvimento de uma proposta arquitectónica em Projecto Avançado III e IV, teve como resultado peças desenhadas e escritas, fotografias e maquetas que procuraram responder à questão relacionada com o entendimento do lugar (locus) como base de reflexão de um processo de desenho que pretende eleger o enquadramento como tema que, através de critérios adequados de escala e proporção, proporciona ao observador o despertar de determinadas sensações.

O Prémio Archiprix Portugal distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo. O Archiprix é um prémio de académico de temática livre que dá visibilidade à diversidade e qualidade da mais jovem geração de arquitetos. Anualmente, o Archiprix destaca um coletivo de projetos que reflecte o trabalho concebido por cada Concorrente, nomeando o seu Orientador e destacando a Instituição de Ensino onde foi produzida.

Instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa), o Prémio Archiprix Portugal conta com a colaboração da Ordem dos Arquitetos, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Casa da Arquitetura, o Docomomo Internacional e o corpo docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo portuguesas. O Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Chile, Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria, Croácia), Turquia, Itália e Rússia.

O Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora manifestou “orgulho” por ter inscrito na lista dos premiados o Arquitecto Hugo Pires, que prestou Provas Públicas em Julho de 2018 na UÉ, sob orientação de Sofia Aleixo, Professora do Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da UÉ, e do Professor Paulo Catrica; com o arguente Arquitecto e Fotógrafo Duarte Belo, tendo então sido distinguida com 18 valores.

Publicado em 03.10.2019