Home / Canais / Academia
UÉ integra a VI Edição Academia GRACE 2019/2020

Consciente da importância para a sensibilização da Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativas, o GRACE, um dos pilares do Projeto Uni.Network, que tem como principal objetivo promover a ligação entre as empresas e as Entidades Académicas portuguesas na temática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Sustentabilidade, promove mais uma edição da Academia GRACE com a participação da Universidade de Évora.

No dia em que se comemorou o quarto aniversário do lançamento da Agenda 2030, no dia 25 de setembro de 2019, o GRACE apresentou a sexta edição da Academia GRACE, “para enfrentar os desafios com que a Humanidade se depara atualmente, os futuros quadros das empresas têm de sair do mundo académico para o mundo empresarial preparados para contribuir positivamente para a sustentabilidade das organizações e das comunidades”, afirmou Margarida Couto, Presidente do GRACE em representação da Vieira de Almeida & Associados. Recorde-se que o Projeto Uni.Network, lançado em 2014, está alinhado com os compromissos dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

A iniciativa do GRACE tem vindo a ganhar notoriedade e, das 11 entidades académicas protocoladas em 2014, conta hoje com 28 parceiros do Ensino Superior e a participação, nas cinco edições do concurso, de 714 alunos com 240 candidaturas submetidas.  

A Academia GRACE, em específico, é uma iniciativa anual com regulamento próprio ao qual se podem candidatar todos os alunos das instituições de Ensino Superior parceiras do Uni.Network e pretende, de uma forma geral, fomentar a reflexão e desenvolvimento de projetos académicos (individuais ou de grupo) sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativas.

Este ano, a Academia GRACE foca dois temas essenciais: as Alterações climáticas, tendo em conta os impactos negativos do negócio, mas maximizando as oportunidades disponíveis; e Trabalho do futuro, marcado pela globalização, multiculturalidade e acelerado desenvolvimento tecnológico.

Como é que as empresas podem preparar-se para um futuro tão desafiante quanto difícil de definir? Tendo em conta as mudanças rápidas que apelam a uma ação imediata, como podem ser competitivas, sustentáveis, atraentes para novos talentos e promotoras do desenvolvimento dos seus colaboradores e das comunidades em que atuam?

Pretende-se assim que os alunos das entidades académicas parceiras do Uni.Network desenvolvam projetos que apresentem soluções criativas e inovadoras para os temas acima propostos com aplicabilidade no contexto nacional empresarial.

As candidaturas encontram-se abertas até dia 11 de Maio de 2020 e todas as informações e Regulamento estão disponíveis em https://gracept.wixsite.com/academiagrace.

À semelhança da edição anterior, os melhores trabalhos submetidos a concurso serão distinguidos em quatro categorias - Prémio Academia GRACE, Prémio Ideia, Prémio Impacto e Prémio Ação. Cada categoria terá um prémio que se materializará em: participação numa conferência ou ação de formação na área da inovação, empreendedorismo ou sustentabilidade; ou um Pequeno-almoço com C-level (quadro superior de uma empresa associada a definir pelo GRACE). Os vencedores terão ainda a oportunidade de apresentar o seu trabalho em cerimónia pública de entrega dos Prémios, a decorrer em Junho, e verem o seu trabalho divulgado nos parceiros media do GRACE.

Publicado em 08.10.2019