Home / Canais / Academia
Sala cheia para escutar José Luís Peixoto

José Luís Peixoto, escritor alentejano, nascido em Galveias, cuja primeira obra foi publicada em 2000, esteve na Universidade de Évora (UÉ) para uma sessão aberta com estudantes e entusiastas da sua obra literária. A sessão decorreu na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo no passado dia 6 de novembro de 2019. 

Com apenas 27 anos de idade, José Luís Peixoto foi o mais jovem vencedor de sempre do Prémio Literário José Saramago. Em Autobiografia (2019), título do seu mais recente romance, José Luís Peixoto apresenta, entre os personagens, o escritor José Saramago e a mulher, Pilar del Río. Um jovem autor, chamado José, é outra das personagens. Este foi apenas um dos temas para uma conversa animada e sempre interessante moderada pelo tradutor, professor e crítico literário António Saéz Delgado. 

O escritor revelou que escrever sobre o Prémio Nobel de Literatura em 1998 “pediu muito que me detivesse sobre a própria história do autor de “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e de “Todos os Nomes” que conta a história de outro José, o Sr. José, que para passar o tempo e distrair-se do seu trabalho monótono, começa a colecionar recortes de pessoas famosas.

Para que este texto não possa cair também ele na monotonia, tal como aconteceu ao Sr. José, o José de “Todos os Nomes”, convidamos o leitor a escutar as palavras de outro José, as do escritor José Luís Peixoto.  

 

Publicado em 08.11.2019